SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Índia registrou nesta quinta-feira (10) mais de 6.000 mortes por coronavírus, estabelecendo um novo recorde de óbitos diários. O aumento atípico no número de vítimas, entretanto, é resultado de uma revisão nos dados da pandemia no estado de Bihar, no nordeste do país.
A auditoria obedeceu a uma ordem judicial após acusações de que o governo estadual estava ocultando a magnitude da crise. Especialistas suspeitam que outros governos também tenham manipulado seus dados, e congressistas da oposição ao premiê Narendra Modi já pressionam por revisões em estados maiores, como Uttar Pradesh, Madhya Pradesh e Gujarat.
As suspeitas de subnotificação vão além das denúncias de manipulação deliberada. Principalmente em áreas rurais da Índia, muitas famílias enterram mortos pela Covid-19 de forma improvisada, de modo que os óbitos não entram nas estatísticas oficiais.
Até esta quinta, a Índia registrou mais de 29,1 milhões de casos e 355 mil mortes por coronavírus, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.