Os deputados estaduais da Paraíba realizaram sessão extraordinária na manhã desta segunda-feira, 23, que votou o decreto de calamidade pública no âmbito estadual como medida de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).
De forma unânime, seguindo o parecer do relator, Raniery Paulino, que é líder da oposição na ALPB, os deputados foram favoráveis à aprovação.
A medida foi adotada no último sábado (21) pelo governador João Azevêdo, devido à grave crise de saúde pública decorrente da disseminação do novo coronavírus. O Decreto 40.134 leva em consideração a imposição do aumento de gastos públicos e o estabelecimento das medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública.
A sessão realizada de forma 100% online sob o comando do presidente da ALPB, Adriano Galdino, é inédita na história da Assembleia Legislativa da Paraíba.
Galdino inclusive ressaltou o momento de união de forças e de fortalecimento das ações do governo.
“Em nome da união de todos, vamos fortalecer o governo do estado, para que se consiga colocar em práticas as medidas públicas de prevenção e combate ao coronavírus. Este é o momento de unirmos as nossas forças” declarou.
Por conta de problemas de conexão, não puderam votar os deputados Caio Roberto, Inácio Falcão, dr. Taciano e dra Paula.