Os Jacarauenses que precisam recorrer a outras cidades para tratamento de saúde pelo SUS contam com o Transporte Assistencial Gratuito, ofertado pela Prefeitura. Por mês, mais de duas mil pessoas são atendidas, inclusive com acompanhantes, e são levadas para cidades como João Pessoa, Mamanguape, e algumas para tratamentos em outros estados, como Recife, Natal e Fortaleza. Assegurando um dos preceitos fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o acesso a serviços de saúde através de transporte eficiente e humanizado, a Prefeitura de Jacaraú, por meio da Secretaria da Saúde e Departamento de Transportes, vem trabalhando forte para garantir o direito de sua população em realizar consultas e exames fora do município.
Bil Lucas, Diretor de Transportes da Saúde, enfatiza que mediante solicitações e encaminhamento médicos, milhares de cidadãos jacarauenses são acolhidos mensalmente pela secretaria, que dispõe de uma frota de veículos. “De segunda a sexta, carros e ônibus se direcionam para os hospitais da capital, levando pacientes até a Policlínica de Jaguaribe, Edson Ramalho, Santa Isabel, Napoleão Laureano, Funad, HU, entre outros hospitais, além de temos todas as segundas um ônibus diretamente pra FUNAD, totalizando uma média de 100 pessoas atendidas por dia. Além disso temos carro toda segunda para Recife para o Hospital das Clínicas, Oswaldo Cruz e para o hospital Real Português, e também viagens para hospitais de Fortaleza e Natal”, enfatiza ele.
“Para que o cidadão tenha uma assistência contínua e integral, não basta apenas a existência de uma rede de serviços de saúde. Há, ainda, a necessidade de que meios de transporte estejam disponíveis para que os pacientes cheguem a unidades e hospitais. Nosso dever é garantir um atendimento de qualidade para todos que procuram esse serviço”, afirma o prefeito, Elias Costa