Com a proximidade do Carnaval 2026 e os estoques em níveis críticos nos hemocentros, o Distrito 4500 do Rotary International iniciou a campanha “Doar Sangue: Um gesto de amor que salva vidas”, mobilizando voluntários nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco para reforçar a doação de sangue e de medula óssea.
A mobilização principal aconteceu nos dias 06 e 07 de fevereiro, período que antecede as festividades carnavalescas, quando historicamente aumenta a demanda por sangue devido a ocorrências e acidentes, enquanto as doações tendem a cair.
A campanha conta com o apoio dos clubes rotários das cidades atendidas, incluindo Caicó, onde o hemocentro local já foi cadastrado na iniciativa. O trabalho tem como embaixador o Rotary Club João Pessoa-Norte, através do seu presidente, Cosmo Feliciano.
De acordo com o presidente do Rotary Club de Caicó, Pedro Jorge, a preocupação com o abastecimento dos hemocentros neste período é fundamental.
“Esse período de Carnaval necessita muito de sangue em estoque nos hemocentros, porque é um período de festas e podem acontecer imprevistos e acidentes com foliões. É muito importante que esse estoque esteja abastecido. Essa campanha foi muito bem pensada e está sendo desenvolvida em todo o Distrito, do Rio Grande do Norte até Pernambuco. O Hemocentro de Piancó foi cadastrado. Uma única doação pode salvar até quatro vidas”, destacou.
Além da mobilização pré-Carnaval, a campanha também terá uma grande ação no dia 16 de março, com foco na doação de sangue e medula óssea, que será realizada no Atacadão Almirante, em Mamanguape.
A orientação para os voluntários é simples: no momento da doação, informar que está participando da campanha do Rotary. O gesto ajuda a mensurar o impacto da mobilização e reforça os estoques para o período festivo.
Da redação







