O deputado estadual, Dudu Soares esteve, nessa quinta-feira (29), na Advocacia-Geral da União (AGU) na Paraíba, onde foi recepcionado pela procuradora-chefe da União no Estado, Dra. Íris Catarina Dias Teixeira, com a participação da procuradora substituta Dra. Hamanda Rafaela Leite Ferreira.
Durante o encontro, o parlamentar destacou a importância de aproximar o mandato legislativo das iniciativas institucionais desenvolvidas pela AGU, ressaltando que o diálogo entre os Poderes é fundamental para fortalecer a cooperação institucional e viabilizar soluções jurídicas mais eficientes voltadas ao interesse público.
Na ocasião, Dudu Soares também enfatizou a propositura apresentada na Assembleia Legislativa da Paraíba para a concessão do Título de Cidadania Paraibana à Dra. Íris Catarina Dias Teixeira. Natural de Belém, no Pará, a procuradora soma 21 anos de relevantes serviços prestados à AGU na Paraíba, com uma trajetória marcada pela excelência técnica, pelo compromisso com a defesa da União e pela dedicação ao serviço público.
O encontro também foi marcado pelo reconhecimento da liderança feminina na AGU. Dra. Íris Catarina é a primeira mulher a ocupar a Procuradoria-Chefe da União na Paraíba, fato considerado histórico para a instituição e destacado pelo deputado como símbolo de avanço e representatividade.
Além disso, foram apresentadas e debatidas as iniciativas conduzidas pela AGU na estruturação e formalização de acordos da União, especialmente os relacionados aos repasses de verbas dos fundos de educação ao Estado da Paraíba. O diálogo também abordou a atenção permanente da AGU à advocacia privada, sempre com abertura ao diálogo e foco na agilização de acordos.
“Foi um encontro extremamente produtivo, que reforça a importância de aproximarmos o mandato parlamentar das instituições que exercem um papel estratégico para o Estado. A AGU desenvolve um trabalho técnico e essencial para a defesa do interesse público, e reconhecer a trajetória da Dra. Íris Catarina, com mais de 21 anos de serviços prestados à Paraíba, é também valorizar a competência, a dedicação e a força da liderança feminina no serviço público”, destacou o deputado.
Por: Napoleão Soares










