O vereador da cidade de Pedras de Fogo, Luan da Saúde denunciou, nessa quinta-feira (13), as condições estruturais da Creche Julieta Pedrosa, Anexo I, localizada no município. Imagens enviadas por familiares e funcionários apresentam um cenário de abandono, improviso e falta de cuidado com as crianças atendidas na unidade.
Segundo o parlamentar, as salas estão superlotadas, sem ventilação adequada e apresentam infiltrações e paredes deterioradas. Colchões improvisados no chão dividem espaço com móveis antigos, materiais empilhados e fios expostos. Já os banheiros, pequenos e inadequados, dificultam a rotina e tornam o ambiente ainda mais insalubre para as crianças.
Durante fiscalização, Luan relatou que a instituição recebe 36 crianças dividindo apenas dois banheiros. Em vídeo publicado nas redes sociais, o vereador descreveu a realidade encontrada como “um verdadeiro massacre”.
“Estamos nesse exato momento na escola Julieta Pedrosa, Anexo I. Dizem que essa escola aqui era pra ser um ambiente de aprendizado, seguro, acolhedor para as nossas crianças. Hoje a realidade que a gente se depara aqui é totalmente diferente. A gente veio aqui na prática, com uma gestão que não investe na educação. Com uma gestão que deixa as nossas crianças, o futuro dessa cidade, o futuro desse Brasil, em ambientes de precariedade, em ambientes inadequados, em saúde”, afirmou.
Segundo Luan, o objetivo da denúncia é cobrar providências imediatas da Prefeitura de Pedras de Fogo e dos órgãos de controle. Ele afirmou que deixaria a unidade escolar direto para a Secretaria de Educação a fim de registrar oficialmente as irregularidades.
“Vocês nos colocaram aqui para fiscalizar e também propor soluções. Eu não vou permitir que esse modelo de gestão exista no nosso município. Enquanto representante do povo, reafirmo: não me calarei diante de tamanha negligência. As crianças precisam ser defendidas com firmeza e urgência”, disse o vereador.
Blogchicosoares.com







