O deputado estadual, George Morais esteve, nessa terça-feira (04), na cidade de São Mamede, no Vale do Sabugi, acompanhado dos vereadores Vevé e Mazarope, onde participou de uma audiência pública para discutir a falta de água e a precariedade da Adutora Coremas-Sabugi, responsável pelo abastecimento hídrico da região.
Durante a visita, o parlamentar destacou a ausência de manutenção preventiva e corretiva na estrutura da adutora e criticou a falta de prioridade do Governo do Estado e da Cagepa no enfrentamento da crise hídrica. Segundo George, as soluções técnicas adotadas têm sido apenas paliativas e ineficazes.
“Recebemos denúncia de que o tanque de amortecimento, cuja função é regular a pressão da água, estava vazando. Para piorar, além do desperdício de água que está faltando na torneira do povo do Vale do Sabugi, lamentamos a gambiarra feita pela Cagepa para tentar tapar o sol com a peneira. Espuma expansiva não vai solucionar. Em poucos dias vai rachar de novo, e a população vai continuar sofrendo”, disse.
O deputado defendeu ainda a construção de uma nova adutora, moderna e integrada ao sistema da transposição do Rio São Francisco, como solução definitiva para o problema.
“O Vale do Sabugi merece um sistema eficiente, sustentável e digno. É preciso parar de improvisar e garantir o abastecimento com responsabilidade e planejamento”, concluiu George Morais.
Por: Napoleão Soares







