A prefeita da cidade de Marcação, Índia Ninha participou nesse domingo (19), da abertura do IV Festival da Cultura Indígena Potiguara, realizado este ano na aldeia Jaraguá. O evento, que coincidiu com o Dia do Potiguara, comemorou a história, a arte e a resistência do povo indígena que dá nome à data.
Durante a programação, a prefeita destacou a importância da celebração para o fortalecimento da identidade cultural e das tradições locais.
“Neste 19 de outubro celebramos com muita alegria o Dia do Potiguara, data em que trazemos à memória toda a luta dos nossos guerreiros ancestrais, que tanto lutaram para que pudéssemos estar aqui comemorando a força e a resistência do nosso povo forte e guerreiro”, disse Índia Ninha em suas redes sociais.
O festival abriu espaço para que artesãos e grupos culturais apresentassem a diversidade das expressões potiguaras, reunindo 12 grupos de Marcação com apresentações de toré infantil, teatro, ciranda, coco de roda e lapinha, além de exposições de arte, culinária, grafismo e saberes tradicionais.
Da redação – blogchicosoares