O pré-candidato a deputado estadual Domiciano, ex-prefeito de São José do Sabugi e ex-vereador, apresentou uma de suas principais bandeiras para a eleição de 2026: a criação de um fundo permanente de combate à seca para apoiar os criadores da Paraíba. O político, que desponta como um dos nomes cotados para conquistar vaga na Assembleia Legislativa, destacou a necessidade de medidas concretas e ágeis diante do cenário de estiagem que afeta o semiárido nordestino.

“Todo ano, o Sertão e o semiárido nordestino passam por seca. Nós queremos um projeto que cria um fundo de combate à seca para os criadores. Nós estamos passando por uma das secas mais difíceis dos últimos anos e quando tem seca, tem dificuldade”, afirmou.
Segundo Domiciano, a falta de chuvas no primeiro semestre de 2025 agravou a situação dos produtores rurais, principalmente os pequenos criadores, que enfrentam a elevação do preço de insumos como concentrados, soja, torta e farelo.
“É necessário que seja criada na Assembleia Legislativa uma lei. Todo ano o Sertão passa por seca, seja maior ou menor, e sempre há escassez de alimento. Se houver um fundo de combate à seca, todo ano a gente pode ter silagem de milho disponibilizada para os criadores, além de incentivo para a compra de concentrado e até uma bonificação no preço do leite”, detalhou.
O pré-candidato também defendeu que os recursos do fundo possam contemplar ações como a perfuração de poços em áreas de produção leiteira, garantindo condições mínimas de sustentabilidade para os que vivem da atividade.
“Tem várias maneiras que podemos buscar para ajudar o criador a enfrentar esse momento. O que não pode é o governo ficar nessa lentidão para liberar ajuda em plena seca. É preciso garantir suporte rápido e estruturado, porque quem vive no campo sabe o tamanho da dificuldade”, concluiu.
Por: Napoleão Soares