A cidade de Pirpirituba é uma das apontadas no relatório de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), divulgado em junho deste ano, que aponta falhas graves na execução do programa estadual “Paraíba Primeira Infância”.

Uma obra que poderia estar beneficiando dezenas de famílias em Pirpirituba está hoje abandonada. Trata-se da construção de uma creche municipal, iniciada ainda na gestão do ex-prefeito, Denilson Freitas e que, sob o comando do atual prefeito, Danilo Rocha, foi completamente paralisada.
Lançado em 2021 com o objetivo de ampliar a oferta de creches públicas, o programa destinou mais de R$ 92 milhões a municípios para construção de 215 unidades educacionais. Apesar disso, mais da metade das obras estão paralisadas, incluindo a de Pirpirituba, que integra os 52% de creches inacabadas ou abandonadas, segundo o TCE.
A creche de Pirpirituba já deveria estar em funcionamento, oferecendo um espaço seguro e pedagógico para crianças e aliviando a rotina de pais e mães que precisam trabalhar. No entanto, a atual gestão optou por não dar continuidade à obra, gerando indignação na população. Para muitos, o abandono evidencia a falta de prioridade da Prefeitura com a educação infantil.
Além da creche paralisada, o relatório do TCE-PB revela lentidão na execução dos convênios, dificuldades na aplicação dos recursos, problemas estruturais e inexecução total de várias obras em todo o estado. A situação compromete o acesso à educação de cerca de 11.850 crianças, que continuam fora das salas de aula.
A fiscalização ainda aponta que recursos permanecem nas contas dos municípios, mas não há garantias de que as obras sejam retomadas sem pressão da sociedade civil e do Ministério Público.
O Blog Chico Soares procurou a Prefeitura de Pirpirituba para esclarecer os motivos da paralisação e saber se há previsão de retomada das obras, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
Da redação – blogchicosoares