O apresentador e chef Edu Guedes usou as redes sociais, nesta quarta-feira (9), para detalhar o próprio estado de saúde depois de ser diagnosticado com um tumor no pâncreas. Em vídeo gravado no quarto do Hospital Albert Einstein onde ele segue internado, em São Paulo, o paulistano de 51 anos contou como descobriu o câncer, agradeceu a solidariedade de fãs e colegas e enalteceu o apoio da mulher, a também apresentadora Ana Hickmann. “Queria agradecer o amor, o carinho e as orações de todos vocês”, destacou ele.
Edu Guedes foi hospitalizado, há cerca de duas semanas, após sofrer uma forte crise renal. Na ocasião, médicos detectaram, por meio de exames, que um cálculo renal estava obstruindo seu canal urinário. “Tive que fazer uma cirurgia de retirada dessa pedra. Ela tinha aproximadamente 1,6 centímetros”, explicou o apresentador. Posteriormente, outros exames indicaram inúmeros cálculos no sistema urinário do paciente, além de um tumor de dois centímetros no pâncreas.
“Por incrível que pareça, aquelas pedras que pareciam ser a pior coisa do mundo… (ele se interrompe) Foi por causa da investigação do doutor Joaquim de Almeida que elas (as pedras nos rins) salvaram a minha vida”, afirmou Edu Guedes. Ele continuou: “A gente decidiu, então, fazer duas cirurgias para os rins estarem bons e fortes para uma cirurgia mais delicada”.
O procedimento para a retirada do tumor no pâncreas durou em torno de seis horas. “Foi um sucesso. Na cirurgia, foi retirada a cauda do pâncreas, alguns gânglios e o baço. Minha recuperação está sendo ótima. Hoje já estou no quarto, e eu mando este vídeo não só para informar, mas para agradecer o carinho de todos”, comoveu-se Edu Guedes.
O Globo