O ministro do Turismo, Celso Sabino, esteve em João Pessoa para uma agenda voltada ao fortalecimento do setor turístico na Paraíba. Durante a visita, ele destacou o crescimento recorde do turismo no estado e reforçou a necessidade de retomada das atividades do Hotel Tambaú, um dos ícones da capital paraibana. O Blog do Chico Soares acompanhou a visita e ouviu o ministro.
Segundo Celso Sabino, o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto registrou um aumento de 12% na movimentação de passageiros em relação ao ano anterior, alcançando o recorde de 1,6 milhão de viajantes. “Isso nos mostra um número recorde, que demonstra a força do turismo na região”, afirmou o ministro.
Reabertura do Hotel Tambaú
O ministro enfatizou a importância da reabertura do Hotel Tambaú, que segue fechado devido a impasses judiciais. “Ontem tivemos um almoço com o governador, o prefeito e quase toda a bancada do estado, e é praticamente uma bandeira que une toda a sociedade e a política para ver o turismo em João Pessoa se desenvolver”, disse Sabino. Ele destacou que, independentemente das divergências políticas, há consenso sobre a necessidade de recuperar o empreendimento.
O governo federal, segundo o ministro, pode atuar através do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que investiu mais de R$ 1 bilhão no setor no ano passado. “Temos certeza de que um empreendimento como esse se encaixa perfeitamente no Fungetur, o que pode facilitar sua revitalização assim que as questões judiciais forem resolvidas”, explicou.
Turismo em alta na Paraíba
O ministro também destacou que João Pessoa foi a terceira cidade mais buscada em um conhecido site de hospedagens, refletindo o interesse crescente no destino. “Mais do que triplicou o interesse dos brasileiros em conhecer a Paraíba, conforme nossa mais recente pesquisa no Ministério do Turismo”, revelou.
Além disso, Sabino frisou que o setor de turismo foi responsável pela geração de mais de 400 mil novos empregos no Brasil entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, impulsionado pelo aumento de viagens nacionais e internacionais.
Investimentos e infraestrutura
Durante a visita, o ministro também acompanhou as obras do Polo Turístico Cabo Branco, um dos maiores investimentos no setor em todo o país. “Temos um grande centro de convenções sendo construído em Campina Grande com recursos do Ministério do Turismo, além de obras viárias importantes em parceria com a Prefeitura de João Pessoa”, afirmou.
A agenda em João Pessoa faz parte do programa “Destino Brasil”, iniciativa do Ministério do Turismo que busca fortalecer e impulsionar o setor em diversas regiões do país. O programa também leva incentivos como o Cadastur e o Novo Fungetur para apoiar empreendedores.
Por: Napoleão Soares