A Prefeitura de Guarabira e o Instituto Alpargatas vão manter parceria de cooperação técnica e profissional, que já dura 16 anos e permanecerá durante a atual gestão. A decisão foi tomada, nesta sexta-feira (10), após reunião de alinhamento ocorrida com representantes das instituições. O termo de parceria será assinado em momento ainda a ser agendado.
Do encontro participaram o vice-prefeito Raimundo Macedo, Berivaldo Araújo (diretor-executivo do Instituto Alpargatas), Rosângela Pereira (coordenadora do Projeto Empreender Alpa), Gracia Núbia (consultora pedagógica Instituto Alpargatas), os secretários Tiago Justino (Educação), João Rafael (Indústria e Comércio) e Verônica Macedo (Assistência Social), Gracina Pontes (subsecretária de Educação), Gilson Cândido (coordenador de Formação Profissional da Secretaria de Indústria e Comércio) e Luan Pontes (coordenador da Sala do Empreendedor).
A parceria consiste na formação profissional de jovens para o mercado de trabalho e também pessoas que necessitam de ser reinseridas no mercado e capacitando para o empreendedorismo através de suas habilidades, dando direcionamento profissional adequado, de acordo com a capacidade de cada um.
Entre os programas já desenvolvidos, destacam-se o Aluno Nota 10, que reconhece estudantes a partir de critérios estabelecidos e Educador Nota 10, que é um reconhecimento anual aos professores que se destacam com projetos científicos no município e podem ser reconhecidos nacionalmente.
Na reunião, o diretor do Instituto disse que Guarabira poderá ser contemplada com a instalação do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Educacional, que é um ambiente maker dentro da escola pública, voltado aos estudantes do novo ano, pioneiro no mundo, que dá oportunidade de aprender fazendo, de metodologia criada junto com o Senai, e que já funciona em quatro cidades na Paraíba.
Diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo agradeceu à Prefeitura pela parceria e fortalecimento dos interesses comuns para entregar um mundo melhor aos filhos e netos.
“Agradecemos à Prefeitura por fortalecer os nossos interesses de trazer para a comunidade de Guarabira temas novos e aprimoramento por meio da educação, e dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que é a forma que a gente tem de entregar um mudo melhor para os nossos filhos e netos”, destacou Berivaldo.
Raimundo Macedo, que já foi secretário de Educação de Guarabira e está vice-prefeito atualmente, disse que conhece o trabalho do Instituto Alpargatas, falou que a prefeita Léa Toscano dará condições para ampliar a parceria e entende que quem ganha com isso é a cidade.
“Eu conheço o Instituto Alpargatas desde 2013, no governo de Zenóbio Toscano e Guarabira tem sido exemplo e a prefeita Léa dará as condições para que a parceria seja ampliada e quem sai ganhando com isso é a cidade, quando treina e forma pessoas para ingressar no mercado de trabalho”, disse Raimundo.
Secretário de Educação, Tiago Justino pontuou que a manutenção da parceria com o Instituto Alpargatas fará com que Guarabira cresça na educação, no empreendedorismo e na geração de riquezas.
“Essa manutenção da parceria é mais que importante porque o trabalho que Berivaldo faz com sua equipe em Guarabira é indispensável. Na qualidade de secretário, na pareceria com a Assistência Social e Indústria e Comércio dará condições pra que a gente possa continuar fazendo Guarabira crescer na educação, no empreendedorismo, nas ações que venham gerar riqueza para o município”, destacou Tiago.
SECOM