Anitta, 29, foi indicada ao Grammy Awards 2023 na categoria “Artista Revelação do Ano”. A brasileira entra na disputa com chances reais de levar a estatueta para casa, após um ano repleto de vitórias com a carreira internacional.
Desde a criação da categoria, em 1960, o porto-riquenho José Feliciano foi o único “latino” a vencer o prêmio. Em 1969, o músico desbancou nomes como Jeannie C. Riley e Cream. Vale ressaltar que o território de Porto Rico pertence aos Estados Unidos, mas a cultura da ilha é fortemente influenciada pela cultura latino-americana.
Agora, mais de 50 anos depois, a brasileira pode quebrar o jejum na cerimônia de premiação que está programada para acontecer no dia 5 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Anitta é a quarta artista do Brasil a ser indicada na categoria.
Em 1965, os brasileiros Antônio Carlos Jobim, o eterno Tom Jobim, e a cantora Astrud Gilberto, foram indicados ao prêmio, mas perderam a disputa para os Beatles.
A banda de rock britânica, que era composta por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, tinha cinco anos de existência na época.
Um outro brasileiro voltaria a concorrer em 1975: o músico Eumir Deodato. O artista, que participou da Bossa Nova e do auge do samba jazz, no início dos anos 1960, acabou perdendo para a norte-americana Bette Midler.
Artista revelação
Ao longo de 62 anos, a categoria já consagrou nomes clássicos da música, como Bobby Darin, The Beatles, Cyndi Lauper e Tom Jones.
Além disso, nos últimos 22 anos, Christina Aguilera, Alicia Keys, Maroon 5, Amy Winehouse, Adele, Sam Smith, Dua Lipa e Billie Eilish também receberam o prêmio.
Na última edição, Olivia Rodrigo ganhou o Grammy 2022 na categoria artista revelação e melhor álbum pop. À época, ela subiu ao palco para receber o prêmio entregue por Dua Lipa e Megan Thee Stallion (também vencedoras do gramofone).
A carreira de Olivia despontou em 2019 na série “High School Musical: The Musical”, da Disney. Antes de terminar o ensino médio, a artista já conciliava trabalhos como atriz e cantora.
Ela se tornou a primeira mulher a emplacar três singles (“good 4 u”, “deja vu” e “traitor”) nas cinco primeiras posições da Parada de Singles do Reino Unido em uma única semana.
UOL