Neste sábado,12 de novembro, Gilberto Gil fez um desabafo dolorido nas redes sociais. Tudo porque tem uma agenda de shows a cumprir, mas acaba de se sdepedir de uma grande amiga, Gal Costa.
A cantora, que morrei na quarta-feira,09 de novembro, além de amiga, foi uma grande parceira em sucessos musicais.
Gil tem show agendado no Festival Rock The Montain, no Rio de Janeiro, e falou sobre como é difícil encarar este momento de luto.
“Voltar aos palcos depois de uma perda tão profunda é difícil, mas ao mesmo tempo consola pela possibilidade de manter vivo o legado de Gal Costa. Hoje no Rock the Mountain estaremos com o pensamento e o coração repletos pelo amor à querida irmã!”, escreveu na legenda de uma foto, onde ele e Gal se apresentaram juntos.
Ver essa foto no Instagram
VÍDEO EM HOMENAGEM À AMIGA/IRMÃ
Gilberto Gil gravou um vídeo em homenagem a Gal Costa, morta na manhã de quarta-feira, 9 de novembro, aos 77 anos, em São Paulo. Junto a gravação, o cantor e compositor, amigo de longa data da cantora, falou com carinho sobre a partida da artista.
“Nossa irmãzinha se foi… Gal, a quem chamava de Gaúcha. Fica a saudade pra mim, pra todos que eram próximos dela e pra tanta gente na extensão deste Brasil imenso que se encantava com o canto dela. Agora o canto dela fica conosco pro resto das nossas vidas, pra o tempo todo da nossa história”. escreveu.
Ver essa foto no Instagram
Ainda na legenda, Gil compartilhou um trecho da música “Viagem Passageira”, de sua autoria.
“Não mais um sim um não, um sul, um norte
O sonho dessa canção passageira
Mochila da viagem passageira
Passagem nessa vida passageira
Para uma vida ainda passageira”
de Gil para Gal, “Viagem Passageira”, 2018
GAL COSTA SAI DE CENA AOS 77 ANOS
Gal Costa morreu na quarta-feira, 9 de novembro. A informação foi confirmada pela assessoria da artista. Gal tinha dado uma pausa em sua agenda de show, já que havia passado por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita, mas não existe nenhuma indicação que essa situação esteja ligada com a causa de sua morte.
Maria das Graças Penna Burgos nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 25 de setembro e 1945. Antes de se tornar uma das maiores vozes do Brasil, Gal trabalhava como balconista em uma loja de discos na sua cidade natal, já deixando claro o seu amor pela música.
Anos depois, graças a Dedé Gadelha, sua vizinha e amiga, conheceu Caetano Veloso, que viria a se tornar um de seus maiores parceiros, tanto na vida, quanto na música.
Em 1964, Gal se juntou com Caetano, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé e participou do show ‘Nós, Por Exemplo’, na inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador.
No ano seguinte, já conquistada pelo mundo musical, Gal, ainda como Maria das Graças, se muda para o Rio de Janeiro e lança seu primeiro disco, usando músicas ‘Sim, Foi Você’, de Caetano e ‘Eu Vim da Bahia’, de Gilberto Gil.
Seu primeiro disco solo ‘Gal Costa’, lançado em 1969, foi um absoluto sucesso, e possuia músicas como ‘Baby’, Divini Maravilhoso’, ‘Que Pena’ e ‘Não Identificado’.
GAL NA MPB
Foi em 1979 que Gal entrou para o MPB, com ‘Gal Tropical’, em que cantou seus maiores sucessos, como ‘Balancê’, ‘Força Estranha’, ‘Índia’ e ‘Meu Nome é Gal’.
ARTISTA
Atualmente, Gal estava em turnê com o show ‘As Várias Pontas de Uma Estrela’, no qual ela tocava grandes sucessos dos anos 80, como ‘Nada Mais, ‘Sorte’ e ‘Lua de Mel’.
Gal deixa um filho, Gabriel Costa Penna Burgos, de 17 anos, que inclusive inspirou o 40º álbum da cantora, chamado de ‘A Pele do Futuro’.
O Fuxico