O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ligou na tarde de hoje (31) para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além de parabenizá-lo pelo resultados das eleições, Biden também conversou com Lula sobre a “força das instituições democráticas”, em referência às falsas acusações do governo Jair Bolsonaro (PL) contra as urnas eletrônicas.
Durante a ligação, os dois também conversaram sobre as relações diplomáticas entre os dois países e falaram sobre os desafios que as duas nações enfrentarão a respeito das mudanças climáticas. O teor da conversa foi divulgado nesta tarde por meio de ofício da Casa Branca.
Ligação caiu. Biden tentou conversar com Lula na noite de ontem após o resultado das eleições. No entanto, houve uma falha de sinal na ligação e a conversa foi adiada para a tarde de hoje. O fato de o petista não ter um celular também dificultou o contato, já que era necessário que alguém intermediasse a conversa dos dois.
Ainda ontem, a Casa Branca já havia divulgado uma mensagem de parabéns ao petista. O presidente americano já vinha sinalizando que não chancelaria nenhum questionamento de Bolsonaro, caso houvesse, a respeito do processo eleitoral brasileiro.
Repeteco. A eleição de Biden nos EUA enfrentou resistência do ex-presidente Donald Trump. Um grupo de apoiadores de Trump chegou a invadir o Capitólio, sede do congresso no país. A aproximação da família Bolsonaro com Trump preocupava tanto a Casa Branca quanto o PT, que temiam processo semelhante no Brasil com a derrota de Bolsonaro.
O presidente Joseph R. Biden Jr. conversou hoje com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, para parabenizá-lo por sua eleição. Durante a videoconferência, o presidente Biden elogiou a força das instituições democráticas brasileiras após eleições livres, justas e confiáveis. Os dois líderes discutiram o forte relacionamento entre os Estados Unidos e o Brasil e se comprometeram a continuar trabalhando como parceiros para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, salvaguarda da segurança alimentar, promoção da inclusão e democracia e gestão da migração
Uol