Esta talvez seja a semana mais triste da história da dublagem brasileira. Após perder o ator, humorista e dublador Orlando Drummond (101 anos), o “Seu Peru”, da “Escolinha do Professor Raimundo”, no último dia 27 de julho, agora foi a vez de dar adeus a Mário Monjardim (86 anos), também ator, dublador e diretor de dublagem.
A triste coincidência entre ambos se dá por conta do trabalho marcante na dublagem dos personagens Scooby Doo e Salsicha, um dos desenhos mais clássicos da história da TV mundial.
Trajetórias
Orlando Drummond começou a carreira em 1950 e representou até seus últimos anos mais intensos como profissional personagens inconfundíveis. Com sua imagem, ficou imortalizado como ‘Seu peru’ criado em 1952 para o embrião da “Escolinha” comandada por Chico Anysio ainda como programa de rádio.
Contudo, é na dublagem que a voz de Orlando deixa um vácuo sem perspectiva de preenchimento para a cultura pop. Seja na estabanada e sempre imitada voz do cachorro Scooby Doo quanto com o musculoso marinheiro Popeye. A voz de Drummond certamente se destacou também entre os vilões, como o temido Vingador em “A Caverna do Dragão” ou o atrapalhado Gargamel de “Os Smurfs”.
Já Mário Monjardim começou na dublagem em 1958 pela famosa Herbert Richers. Nos anos seguintes trabalhou na ZIV, Rio Som, Cine Castro, TV Cine Som, e Dublasom Guanabara. Em 1965, entrou também para TV Globo, onde atuou em atrações épicas com auge nos anos 80, como Carga Pesada, Chico Anysio Show e Os Trapalhões.
Além de Salsicha, Mário ficou famoso por dar voz a personagens icônicos como Pernalonga, em Looney Tunes. Monjardim sofreu um AVC no ano passado e deixa a esposa, Branca Monjardim, e seus cinco filhos: Marcus, André, Júlio, Leyla e Mario.
A causa da morte de ambos ainda não divulgada.