terça-feira, 20 de janeiro de 2026
Blog CHICO SOARES
Nenhum resultado
Ver todos
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos
Blog CHICO SOARES
Nenhum resultado
Ver todos
Home Mundo

Trump volta a defender anexação do Canadá diante de retaliação de Trudeau

Napoleão Soares Por Napoleão Soares
03/02/2025
A A
Trump volta a defender anexação do Canadá diante de retaliação de Trudeau

Um dia depois de declarada a guerra comercial entre EUA e o Canadá, o presidente americano Donald Trump defendeu uma vez mais a anexação do território canadense. Em suas redes sociais, o republicano voltou a insistir sobre a necessidade de criar tarifas contra bens de aliados.

“Nós pagamos centenas de bilhões de dólares para SUBSIDIAR o Canadá. Por quê? Não há motivo”, escreveu.

“Não precisamos de nada do que eles têm. Temos energia ilimitada, deveríamos fabricar nossos próprios carros e temos mais madeira serrada do que jamais poderemos usar. Sem esse subsídio maciço, o Canadá deixa de existir como um país viável. É duro, mas é verdade! Portanto, o Canadá deve se tornar nosso querido 51º Estado”, afirmou.

“Impostos muito mais baixos e proteção militar muito melhor para o povo do Canadá – E SEM TARIFAS!”, afirmou.

A manifestação foi a primeira de Trump depois que, no sábado, ele anunciou tarifas de 25% contra todos os bens canadenses e mexicanos. A única exceção é no campo de energia, com taxas de 10%. Com relação às importações da China, as barreiras seriam de 10% para todos os produtos.

Horas depois, foi o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, quem anunciou uma retaliação. Produtos americanos seriam taxados em 25%, principalmente de estados republicanos. Ele ainda prometeu novas medidas, ainda que Trump tenha alertado que, se houvesse resistência, aumentaria ainda mais os impostos sobre o Canadá.

Canadense fala em “ataque contra a soberania” e boicotes começam

Num discurso emocionado, Trudeau lembrou como os dois países foram sempre aliados em guerras pelo mundo e desastres naturais. “Fizemos o luto ao lado de vocês”, disse o canadense aos americanos.

A reação de Trump neste domingo, dobrando a aposta, foi interpretada por diplomatas como uma gesto de provocação e de aumento da tensão.

Para Chrystia Freeland, candidata para substituir Trudeau nas próximas eleições, a insistência de Trump em falar em anexação é “um ataque direto contra nossa soberania”. Ela ainda classificou as tarifas de “um ato de guerra econômica”. “Isso é uma loucura”, insistiu.

Pelo Canadá, um movimento de boicote a produtos americanos foi iniciado e, no sábado, o hino dos EUA foi vaiado num jogo de hóquei em Ottawa.

Inflação: Trump admite “dor”

Apesar de insistir em sua tese da anexação, Trump também deixou claro que sua opção por tarifas pode causar “dor.”

“Haverá alguma dor? Sim, talvez (e talvez não!)” Trump escreveu. “Mas faremos com que os Estados Unidos voltem a ser grandes, e tudo isso valerá o preço a ser pago”, acrescentou.

O Canadá, por exemplo, abastece 60% do mercado americano de petróleo e uma barreira imediata poderia representar um maior custo de energia nos EUA. O comércio bilateral nesse segmento chega a ser de US$ 100 bilhões.

A preocupação principal é de que o caminho escolhido acabe elevando a inflação, já que o fornecimento de bens aos EUA seria afetado. O custo de vida foi a principal bandeira de Trump na eleição.

O democrata Ken Martin alertou que as tarifas vão causar danos às famílias trabalhadoras e insistiu sobre a incoerência das promessas de campanha do republicano e suas ações.

“Trump está usando os trabalhadores americanos como peões em seus jogos políticos mesquinhos. Se um presidente prometesse que ajudaria minha família a sobreviver e depois fizesse isso, eu ficaria muito irritado. Então, vocês deveriam estar irritados”, disse Martin.

Na sexta-feira, o presidente negou que tarifas impactam a inflação, sem explicar sua lógica e nem dar demonstrações de seu argumento. Mas admitiu que algum tipo de “ruptura temporária” poderia ocorrer com alguns produtos.

Estudos realizados em 2018, quando Trump também iniciou uma guerra comercial, mostram que quase a integralidade dos custos extras causados pelas tarifas foi incorporado nos preços finais ao consumidor. Segundo a Tax Foundation, os impostos de importação vão custar ao bolso do consumidor americano cerca de US$ 860 bilhões por ano.

UOL

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

Matérias relacionadas

Lucas Ribeiro celebra liderança da Paraíba em competitividade: “Retrato de um estado que virou referência e vai seguir avançando”
Política

Lucas Ribeiro provoca Cícero e pede “comparação de modelos” entre Governo e Prefeitura: “Eu deixo com vocês essa decisão”

Levantamento nacional aponta JP como a 4ª capital do NE e a 9ª do Brasil com melhor funcionamento da máquina pública
Paraíba

Levantamento nacional aponta JP como a 4ª capital do NE e a 9ª do Brasil com melhor funcionamento da máquina pública

Mersinho Lucena diz que apoio de Felipe Leitão fortalece pré-candidatura de Cícero e destaca “ato de coragem” na política paraibana
Luto

Luto em Jacaraú: Mersinho Lucena lamenta morte da médica Joana D’Arc Madruga

Comentários Cancelar resposta

SUGIRA UMA PAUTA

MAIS LIDAS

João Azevêdo anuncia pagamento do reajuste do piso nacional aos professores da Paraíba

IMAGENS FORTES: Deslizamento de pedras atinge embarcações com turistas em Capitólio, MG; bombeiros confirmam uma morte – VEJA VÍDEOS

Itapororoca amanhece de luto com a morte de Seu Otacílio Batista Silveira

Republicanos reúne bancada na “casa dos Santiago” e começa a escrever o roteiro de 2026

Senador Efraim reúne tropa em Cabedelo e abre 2026 no modo decolagem

INSTAGRAM

    The Instagram Access Token is expired, Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to refresh it.

FACEBOOK

© 2016 – 2026 | Todos os direitos reservados.

Nenhum resultado
Ver todos
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato

© 2016 – 2020 | Todos os direitos reservados.