O superintendente do Patrimônio da União na Paraíba, Giovanni Giuseppe da Nóbrega Marinho participou, nessa quinta-feira (14), da abertura do G20 Brasil 2024, no Rio de Janeiro, ao lado de líderes globais e especialistas, onde apresentou um painel sobre mudanças climáticas, destacando a situação de vulnerabilidade de Baía da Traição, no litoral paraibano.
O painel abordou o impacto das mudanças climáticas na região, com um apanhado histórico e imagens que reforçam os desafios enfrentados pela cidade. Em contato com o Blog Chico Soares, Giovanni ressaltou a importância de ações coordenadas para aumentar a resiliência das zonas costeiras e proteger ecossistemas naturais. “A resiliência costeira não é só uma questão local, mas um pilar essencial para o equilíbrio dos ecossistemas marítimos e para a segurança das comunidades que dependem deles”, afirmou.
No evento, foram apresentados critérios de atuação global para adaptar o setor marítimo às mudanças climáticas e discutidas abordagens de Engenharia para uma natureza positiva. O superintendente reforçou que iniciativas como o Plano Setorial de Oceano e Zona Costeira, desenvolvido pelo Governo Federal, são essenciais para enfrentar os impactos do avanço do nível do mar e proteger áreas vulneráveis como Baía da Traição.
Baía da Traição foi recentemente impactada por fortes ondas que danificaram a pavimentação da via de acesso à Aldeia Forte, levando à necessidade de medidas emergenciais de contenção. Giovanni destacou que ações preventivas e o apoio técnico, como o Guia de Diretrizes de Prevenção à Erosão Costeira, são importantes para auxiliar os municípios a enfrentarem esses desafios de forma eficaz.
O G20 Brasil 2024, que ocorre até o dia 19 de novembro, reúne 55 delegações de 40 países e 15 organismos internacionais, incluindo líderes como Joe Biden (EUA) e Xi Jinping (China). O evento aborda temas globais como sustentabilidade, desigualdade e mudanças climáticas, buscando soluções colaborativas para os grandes desafios do século.