Secretário do Governo da Paraíba e prefeitas de Itapororoca e Mamanguape participam de audiência em Brasília

ricardobarbosa-reuniaoO secretário do Governo Estado em Brasília, deputado estadual “licenciado”, Ricardo Barbosa (PSB) foi o precursor da audiência das prefeitas eleitas de Itapororoca, Elissandra Brito (DEM) e de Mamanguape, Maria Eunice (PSB), com o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho. A audiência aconteceu na semana passada em Brasília e foi considerada muito proveitosa, disse Barbosa.

De acordo com o parlamentar socialista, a audiência aconteceu na segunda-feira (28), com o ministro Sarney Filho. A pauta foi referente a projetos de revitalização das Matas da Bica do Sertãozinho (Mamanguape) e a Nascença (Itapororoca).

O ministro garantiu que fará esforços para atender os pleitos e recursos, através de emendas parlamentares dos deputados Efraim Filho (DEM) e Damião Feliciano (PDT).

Para Itapororoca, o deputado Ricardo Barbosa e a prefeita Elissandra Brito apresentaram um projeto para a recuperação da vegetação, das funções ecológicas da “APP” do Parque Ecológico da Piscina da Nascença e da sua vocação ambiental turística e de lazer.

O município de Itapororoca possui no seu perímetro urbano uma Área de Preservação Permanente – APP, denominada de APP da Nascença, localizada a 3 km da cidade, possuindo aproximadamente 20 hectares de vegetação nativa de Mata Atlântica, inserida na biodiversidade do Nordeste, segundo o SOS Mata Atlântica.

A população está preocupada com o crescente desmatamento do remanescente da Mata Atlântica APP da Nascença. “O desmatamento vem trazendo diversas complicações para os animais que ali vivem ameaçados de extinção e espécies vegetais ainda existentes, em toda área do Parque da Nascença”.

A área da Nascença dispõe diversas atividades, balneário com piscinas para adultos e crianças, turismo ecológico e foi Inaugurada em 1974, na gestão do ex-prefeito Alceu Costa de Araújo. As duas piscinas são abastecidas com água da fonte. Também foi solicitado pelo secretário, recursos extra orçamentário para execução do projeto.

A aplicação desses recursos será feita através de ações como criação de viveiro de mudas, implantação de trilha ecológica e de projeto de educação ambiental, revitalização do espaço de lazer, destinando-lhe condições de desenvolvimento de sua potencialidade turística sem prejuízo da preservação ambiental.

Em relação à Mamanguape, o deputado estadual Ricardo Barbosa e a prefeita Maria Eunice, apresentaram ao ministro Sarney Filho, proposta para revitalização do Parque Ecológico da Bica do Sertãozinho. A Mata da Bica do Sertãozinho é fragmento da Mata Atlântica.

Apesar da parceria do governador Ricardo Coutinho, para a implantação de requalificação do parque, há outras ações necessárias e urgentes para a conservação da Mata, por exemplo, o cercamento da área, implantação de educação ambiental e administração do parque, criação do viveiro municipal de árvores e implantação de trilhas ecológicas. Para essas ações, o deputado e a prefeita solicitaram a locação de recursos extra orçamentários que possibilitem a imediata implementação e gestão do Parque Estadual (EcoAmbiental) Bica do Sertãozinho.

 

Ascom / Blog Chico Soares



Comentários