A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba (Semas-PB) anunciou o lançamento do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), que abrirá 2.000 vagas para jovens interessados em atuar na área ambiental. O programa oferecerá uma bolsa de R$ 200 durante seis meses, além de certificação ao final do curso, que contará com conteúdo voltado para educação ambiental.
Para apresentar a iniciativa, a Semas-PB realizou, nesta segunda-feira (10), um café da manhã para a imprensa. Segundo a secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense (PSB), a capacitação contará com módulos teóricos e práticos. “Não será apenas um conteúdo teórico em sala fechada. Os participantes irão para nossas unidades de conservação, terão a oportunidade de ir a campo, entender o que é a nossa fauna e flora e, assim, ter mais propriedade sobre os nossos biomas”, destacou.
A secretária ressaltou ainda que a distribuição das vagas foi feita de maneira descentralizada, contemplando jovens de todo o estado, do litoral ao sertão. “Este é o primeiro lançamento do projeto, e muitas pessoas pensaram que iríamos concentrar as vagas apenas na região metropolitana. Mas não achamos isso justo. Precisamos oportunizar jovens de todo o estado”, explicou.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site oficial do programa: agentejovemambientalpb.com.br. Para participar, os candidatos devem ser alunos da rede pública de ensino. Caso o número de inscritos supere o de vagas, haverá uma fase de seleção para verificar se os interessados atendem aos critérios do edital.
Atuação política
Durante a apresentação do programa, Rafaela Camaraense também falou sobre sua trajetória política e seus planos para o futuro. A secretária confirmou que é pré-candidata a deputada federal e que permanece no PSB, aguardando definição do governador João Azevêdo sobre a formação do partido para as eleições de 2026. “Mais importante do que qualquer questão política é entregar trabalho ao povo paraibano e mostrar a que viemos”, afirmou.
Sobre uma possível candidatura de João Azevédo ao Senado, Rafaela demonstrou apoio. “Acredito que João será um excelente senador. Lá na minha base eleitoral, em Cuité, as pessoas enxergam claramente o grande trabalho que ele tem feito pelo nosso estado. Ele tem total condição de representar a Paraíba no Senado”, declarou.
A secretária também defendeu que pautas ambientais tenham maior prioridade no Congresso Nacional. “As discussões sobre mudanças climáticas precisam ser prioridade. Infelizmente, muitos projetos não avançam porque não são considerados urgentes. Precisamos de parlamentares que realmente defendam essa pauta”, reforçou.
Projeto de combate à erosão costeira
Rafaela Camaraense também comentou sobre o andamento do projeto de enrocamento para combater a erosão costeira na Baía da Traição. Segundo ela, o projeto já foi elaborado e apresentado ao governador João Azevêdo, que está avaliando possibilidades de financiamento para viabilizar a obra. “Assim que ele retornar da missão internacional, acredito que teremos uma resposta”, afirmou.
Por: Napoleão Soares