A candidata a prefeita de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil), junto ao candidato a vice-prefeito, Sidney Filho (PSDB), apresentou seu plano de governo para o quadriênio 2025-2028. Rúbia e Sidney compõem a chapa de oposição na cidade e expressam o sentimento de mudança existente na população de Princesa. O município tem há oito anos um governo socialista e a população tem apresentado um sentimento de necessidade de mudança.
“Nosso Plano de Governo não se limita a promessas; ele é um reflexo das aspirações e necessidades reais da população, buscando transformar o município em um exemplo de desenvolvimento sustentável, inclusão social e governança participativa”, explicou a candidata Rúbia Matuto.
Se eleito, o novo governo promete ser um marco na história de Princesa Isabel, com ações que priorizam o bem-estar coletivo e o respeito às demandas populares.
“Nossas propostas foram minuciosamente elaboradas e refletem as aspirações da população de Princesa Isabel, expressando um desejo coletivo por desenvolvimento, melhoria da qualidade de vida, respeito, inclusão e sustentabilidade.
O Plano está dividido em 10 eixos que estão diretamente relacionados às necessidades da população, por isso, cada um aborda áreas fundamentais para o progresso de Princesa Isabel.
No eixo Educação, Rúbia demonstra preocupação com remuneração justa e melhores condições de trabalho.
Valorização dos Profissionais: Compromisso com a remuneração justa e cumprimento de direitos, incluindo pagamento de adicionais e cumprimento do Piso Salarial do Magistério.
Inclusão: Contratação de profissionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE) e melhoria da infraestrutura escolar para atender às necessidades dos PCDs.
Infraestrutura: Reabertura de unidades escolares rurais, climatização das salas de aula e ampliação do acesso à internet.
A Saúde é o principal problema da cidade atualmente porque a população não tem um hospital que possa atender de forma digna, entre as principais proposta apresentada por Rúbia estão:
Reestruturação Hospitalar: Devolução do Hospital Regional à gestão estadual e reabertura do Hospital Municipal como uma unidade especializada em saúde feminina e pediatria.
Valorização dos Profissionais de Saúde: Garantia de salários justos e fornecimento adequado de EPIs.
Atendimento ao Idoso: Criação do Espaço da Melhor Idade, oferecendo serviços intersetoriais para estimular o envelhecimento ativo.
Na área da Assistência Social, o plano inclui uma preocupação com a inclusão e a diversidade, com a Implantação da Secretaria da Mulher e Diversidade de Gênero e desenvolvimento de programas de assistência para idosos e jovens em situação de vulnerabilidade. Há ainda a previsão da criação de um espaço dedicado aos idosos, proporcionando atividades diversas e acompanhamento profissional.
O Desenvolvimento Urbano e a Infraestrutura são preocupações eminentes, por isso, estão previstas diversas ações para devolver as áreas verdes à população.
Por isso o Plano inclui a Implantação do Parque Municipal Padre Ibiapina e desenvolvimento do Parque Linear Canhoto da Paraíba, promovendo lazer e integração social.
-A melhoria da acessibilidade e do saneamento, com o desenvolvimento do programa “Acessibilidade para Todos” e parcerias para expansão do saneamento básico.
Para Rúbia Matuto, a cidade de Princesa Isabel precisa retomar o crescimento econômico e voltar a se desenvolver. Por isso, neste eixo estão previstas ações para estimular a geração de emprego e a melhoria da renda, com o incentivo a micro e pequenas empresas, criação de programas de qualificação para empreendedores e resgate de eventos que dinamizam a economia local.
As ações também estão voltadas para o estímulo à atividade turística, observando o potencial que Princesa Isabel tem, com açudes, paisagens e muita história. O plano prevê a criação da Secretaria de Cultura e Turismo, que será dedicada à valorização da cultura local e promoção do turismo, além do fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura.
Outra ação importante e esperada pela população é a criação de um Calendário Cultural para fortalecer a identidade local e fomentar a economia.
No eixo Esporte e Lazer, ações que oferecem à população mais infraestrutura, com a recuperação de estádios e quadras poliesportivas, além do apoio a atletas que representam o município em competições.
Para o homem do campo e os agricultores e agricultoras, o Plano traz um importante incentivo e apoio, com a implantação da Feira Anual do Agricultor e criação do Programa Bacia Leiteira, com foco na sustentabilidade e valorização da agricultura familiar.
Na área de Segurança Pública, serão criadas Bases Comunitárias para proteger os cidadãos e ainda haverá a requalificação da Guarda Municipal, com a formação de parcerias com as polícias civil e militar para promover a segurança comunitária.
O último eixo do Plano, traz ações na área de participação popular e transparência. Com a reconfiguração e ampliação do Orçamento Participativo, com a realização de mais audiências públicas itinerantes para discutir projetos e orçamentos.
Outra ação moderna e importante é o alinhamento digital, com a criação de um Portal de Serviços Online, para facilitar o acesso aos serviços públicos e garantir transparência nas ações do governo.
O plano de governo de Rúbia Matuto foi desenvolvido a partir de consultas populares, reunindo contribuições de diversas instituições e representantes de classes, e estará disponível no Comitê 44, que está localizado no antigo Porão. Lá os princesenses poderão ter acesso a todas as propostas de Rúbia e Sidney Filho.
Portal da Capital