O Partido Verde (PV) anunciou nesta quinta-feira (12) que não compactuará com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) à candidatura de Dr. Pablo Leitão nas eleições municipais de 2024 em Cajazeiras, Paraíba. O motivo da discordância é o fato de Leitão ter “raízes bolsonaristas” e ter coordenado a campanha de Jair Bolsonaro na região nas últimas eleições presidenciais.
Em comunicado oficial, o PV expressou sua insatisfação com as decisões unilaterais que o PT de Cajazeiras tem tomado, sem consultar os demais partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança (FBE), da qual ambos fazem parte. A legenda verde destacou que, caso o PT mantenha seu apoio à chapa de oposição liderada por Dr. Pablo Leitão, recorrerá às instâncias superiores da federação para que medidas sejam tomadas.
“Não aceitaremos que nossa federação faça parte da expansão da direita e do bolsonarismo, que tanto prejudicaram nosso país e a nossa democracia”, afirmou o PV no comunicado.
O partido também criticou a postura do PT em decisões anteriores, como o apoio à candidatura de Chico Mendes, sem consulta aos demais partidos federados. A ata da convenção que selou a coligação “Mudar para Crescer”, encabeçada por Pablo Leitão, sequer conta com a assinatura dos demais partidos da federação.
Ainda não há resposta oficial do diretório do PT em Cajazeiras sobre as críticas, mas a possibilidade de intervenção nas instâncias superiores da federação é vista como uma escalada nas disputas internas.
Assessoria