O Partido Verde (PV), presidido na Paraíba pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, vai abrir, nesta sexta-feira (10), a temporada de discussões sobre as eleições municipais deste ano. O gestor convocou os dirigentes do partido e filiados para tratar sobre a sucessão municipal, não só na Capital, mas nas demais cidades onde o partido pretende lançar candidaturas próprias. Em local e horário ainda a serem definidos.
Luciano Cartaxo tem afirmado que o partido terá candidatura própria para a prefeitura de João Pessoa nas eleições deste ano. “Não só uma candidatura, mas teremos um projeto de governo, um modelo de gestão que será apresentado à cidade”, comentou.
O prefeito explicou que após o debate interno do partido, também haverá diálogo com os partidos aliados ao PV, sobre a composição para a formação da chapa majoritária, do qual o nome deve sair dos quadros da própria prefeitura Municipal.
“Nós temos grandes quadros na Prefeitura Municipal de João Pessoa que, sem dúvida alguma, estão preparados para conduzir a cidade nos próximos quatro anos”, afirmou Cartaxo.
Como havia anunciado, Cartaxo deixou para tratar sobre as eleições municipais neste ano eleitoral, e após essa série de reuniões que pretende fazer com integrantes do PV, nesse primeiro momento, e depois com os representantes dos partidos aliados, anunciar o nome do pré-candidato que deverá lançar para prefeitura da Capital.
“O PV deverá anunciar um nome forte e competitivo, para ganhar as eleições e dar sequência ao trabalho que vem sendo realizado desde 2013. O mais importante é que seja dada continuidade ao trabalho que vem sendo realizado na cidade”, declarou.
Dirigentes de outros partidos também caíram em campo nos preparativos para as eleições municípios deste ano. O deputado federal Ruy Carneiro, presidente do PSDB em João Pessoa, disse que vem fazendo várias reuniões de organização para as eleições deste ano, onde vem sendo discutido o processo de filiações e a definição de um calendário de atividades eleitorais, tanto em João Pessoa, quanto em nível estadual.
Segundo ele, será um ano de muito trabalho para o partido e o presidente estadual, o deputado Pedro Cunha Lima, está à frente das articulações e contato com as lideranças em todo o Estado, visando ampliar o número de filiados e definir as pré-candidaturas, tanto para chapa majoritária, quanto para a proporcional.
“São reuniões de trabalho para preparação da pré-campanha, de análise, de avaliação de resultados de pesquisas e das coisas que estão se passando em todo o Estado, para avaliações e definições”, comentou o parlamentar.
PSD inicia articulações
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, presidente do PSD também está iniciando as articulações para organizar o partido em vários municípios paraibanos, com a renovação dos diretórios e o ingresso de novas lideranças para comandá-los.
“Vamos tentar iniciar a discussão individualmente com os partidos aliados, após fazer em conjunto, para definir as estratégias para as eleições de outubro, tanto em Campina Grande, quanto nos demais municípios onde o nosso partido tem atuação”, declarou.
O presidente do Podemos na Paraíba, Joseildo Alves dos Santos, mais conhecido como Galego do Leite, que também é vereador em Campina Grande, está organizando a realização de um evento até o final do mês para apresentação dos pré-candidatos que vão disputar o pleito em Campina Grande.
Além da pré-candidatura da secretária do Estado de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Ana Claúdia Vital do Rêgo, ex-primeira dama da cidade, à sucessão municipal, o partido pretende lançar o grupo de pré-candidatos também a disputa proporcional. “Já estamos com nosso grupo de pré-candidatos praticamente fechado e vamos anunciar. Após esse anuncio vamos intensificar o diálogo com os partidos aliados”, declarou.
Segundo Galego do Leite, a meta do Podemos para as eleições deste ano lançar candidaturas próprias cidades, em especial em Campina Grande, e em 50% dos municípios paraibanos, para não só na majoritária, quanto na proporcional, visando fortalecer o partido nas bases, com a eleição de vereadores, vereadoras, vice-prefeitas, vice-prefeitos, prefeitas e prefeitos.
Comando regularizado
O deputado federal Ruy Carneiro, ex-presidente estadual do PSDB, assumiu, nessa quarta-feira (8), oficialmente, à presidência do partido em João Pessoa. A nova comissão provisória da legenda na Capital foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), no último dia 26 de dezembro, mas só foi validada na última terça-feira. O mandato dos novos dirigentes da sigla terá vigência até o próximo dia 30 de dezembro.
De acordo com Ruy Carneiro, essa formalização representar que ele ficará responsável da condução do processo eleitoral do partido em João Pessoa e que seu nome está colocado com pré-candidato à sucessão municipal do prefeito Luciano Cartaxo (PV).
Além do parlamentar tucano, que já vem atuando no comando do partido desde o ano passado, também integram a comissão provisória do diretório municipal de João Pessoa, a ex-vice-governadora Lauremília Lucena (tesoureira), Karina Pimenta Castro Lima (membro), Luis Rodrigues de Carvalho Neto (membro) e o vereador Luiz Flávio de Medeiros Paiva (secretário).
O novo comando conduzirá o PSDB nas eleições deste ano na Capital. O partido já decidiu internamente por candidatura própria. Ruy, o novo presidente, se prepara para ser o nome da legenda na disputa e já vem trabalhando para isso, com a realização de uma série de reuniões de trabalhos para discutir estratégias para as eleições deste ano. “A meta é organizar a pré-campanha, colocar à cidade em discussão, fazer um debate qualificado, consciente e de alto nível. O papel da pré-campanha é discutir essas questões. O nosso nome está colocado pelo partido”, declarou.
Com a oficialização da nova comissão provisória do PSDB na Capital, Ruy Carneiro vai deflagrar o processo de discussões com as lideranças da legenda para discutir as estratégias para as eleições de outubro, com o ingresso de novos filiados e a definição dos pré-candidatos a vereador. “Temos muito trabalho pela frente, e demos início com a organização do partido para o pleito e definição dos grupos de trabalho”, comentou.
Portal Correio