Projeto do vereador Val de Curralinho intitula em Itapororoca o “Dia do Vaqueiro”

“Líder da prefeita na Casa de Rúbio Maia Coutinho, o parlamentar é professor, incentivador dos tradicionais eventos do campo e da cidade”.

O vereador Valdeci João da Silva (DEM), conhecido por Val de Curralinho, apresentou um Projeto de Lei nº 003/2018, que cria o Dia do Vaqueiro no município, de acordo com o parlamentar o “PL” foi aprovado por unanimidade na Casa e sancionado pela prefeita da cidade.

“A Missa do Vaqueiro é uma tradição em Serrita, Sertão de Pernambuco, uma tradição cultural do Nordeste. Em Itapororoca, o Dia do Vaqueiro, será comemorado no último domingo do mês de agosto, com a celebração da santa missa. Ele ressaltou que a partir de agora o evento religioso e cultural, será introduzido no calendário turístico municipal, sem dúvidas, será o resgate das tradições do povo, dos nossos vaqueiros e outros”, destacou Val.

O parlamentar lembrou que missa dos vaqueiros fica a critério do padre Lucivaldo Gomes, para celebrar na Matriz de São João Batista,  centro da cidade, Igreja Nossa Senhora da Paz, no populoso bairro do Cruzeiro, na Capelinha de Santo Antônio, da Fazenda Curral Grande, ou em qualquer outra comunidade do município. “Será um dia histórico”, disse o edil.

Segundo o democrata, a razão de homenagear o vaqueiro é o valor cultural deles para o município, Paraíba e o Nordeste. Val também falou da importância dos criadores e comerciantes de gado, que geram dezenas de emprego no município e outras cidades do vale do Mamanguape, frisou.

Por Chico Soares – O veterano da notícia

 



Comentários