O evento está previsto pra acontecer de 28 a 30 de abril, no Campus da UFPB, em Areia.
Mas foi aberta hoje a programação com o curso de sommelier de cachaça.
O curso aconteceu no auditório do Hotel Triunfo, na cidade.
Reuniu muitos participantes dos mais distintos perfis profissionais. Havia muita gente do setor do turismo, hoteleiro e interessados no ramo da cachaça, como produtores e apreciadores do destilado.
Pela manhã, o curso iniciou com o sommelier de cachaça Maurício Carneiro que fez um passeio pelo contexto histórico da cachaça, passando pelo ciclo da cana-de-açúcar, rotulação, tipos de cachaças.
Durante o turno da tarde, Murilo Carneiro falou sobre o quesito sensorial da cachaça, aromas, variedade de sabores (doce, frutado, uso de especiarias, sabor amadeirado), práticas de degustação, e como deve ser apreciada a cachaça.
A formação profissional de sommelier de cachaça promove uma imersão no mundo dessa bebida, por meio de conhecimentos da história, do mercado, dos processos de produção, avaliações sensoriais, harmonização com comidas e bebidas, conhecimentos técnicos e de legislação do setor.
O objetivo é capacitar, desde profissionais do mercado – garçons, bartenders, maitres, gerentes e proprietários de estabelecimentos – até o apreciador comum, interessado em aprofundar seus conhecimentos sobre a cachaça, fornecendo-lhes informações e conhecimentos pertinentes que contribuam para o desenvolvimento profissional, valorização, consumo responsável e reconhecimento da riqueza sensoria, cultural e histórica do nosso destilado.
Veja a porgrmação dos dias 26 e 27 de abril:
Dia 26/04
Manhã
Visita Técnica ao engenho
Tarde
Elaboração da Carta das Cachaças
Harmonização de cachaças com comidas e beidas preparadas no local
• Dia 27/04
Manhã
Análise Sensorial II
Tarde
Como construir uma carta de cachaças
Drincologia com Cachaças
Quatro especialistas ministram o curso com atividades distintas e complementares. São eles:
Murilo Coelho
Especialista em blends de cachaças, mestre alambiqueiro e mestre Cachacier pelo Cana Brasil, é produtor de cachaça e proprietário do Engenho Nobre, em Cruz do Espírito Santo, onde produz as premiadas cachaças Nobre.
Moisés Araújo
Bartender profissional, instrutor de drincologia, barista e mixologista pela Faculdade Senac e há mais de dez anos atuando no setor de alimentos e bebidas e na valorização da cachaça na drincologia, criando drinks com insumos regionais.
Adilson Santana
Eco-Cozinheiro, voltado à alimentação saudável e sustentável, com formação em Gastronomia pela Faculdade Senac, atualmente é líder da Comunidade Slow Food Parahyba, professor de Gastronomia e CEO da Escola de Profissões e Nogócios.
Maurício Carneiro
Sommelier de Cachaças e consultor na área de legalização de alambiques junto ao Ministério da Agricultura, pesquisador sobre a cachaça, palestrante sobre história da cachaça e processos produtivos, jurado de concursos. Preside a Confraria Paraibana da Cachaça.
É uma boa oportunidade de começar uma profissão promissora dentro da cadeia de produção de cachaça aqui no estado.