A empresa responsável pela construção da Ponte do Futuro, que interligará os municípios de Cabedelo, Lucena e Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, já deu início ao processo de cravação das estacas que serão implantadas para a edificação do equipamento de mobilidade. (Saiba o que representa na prática a cravação de estacas no final da matéria.)
Ao todo, a ponte terá mais de dois quilômetros de extensão. Na manhã desta quinta-feira (27) o governador João Azevêdo (PSB) fez uma vistoria ao local. Ele voltou a fazer a projeção de que até o próximo ano a obra será entregue.
“Essa é uma obra que exige uma performance muito grande. São 122 estacas cravadas, a maioria dentro da água, o que exige uma empresa que tenha a prática de fazer, e a empresa tem. Espero que se cumpra o prazo, para concluir e entregar até o final de 2026”, projetou Azevêdo.
O diretor de planejamento do Departamento de Estrada de Rodagem da Paraíba, José Arnaldo, disse que até outubro a fase de cravação das estacas estará concluída.
“No momento estão sendo cravadas as estacas para poder iniciar a Ponte do Futuro. Essa fase deve ser concluída até outubro desse ano. Agora, a empresa vai subindo a estaca e vai construindo a ponte também. A ponte vai avançando em duas frentes. A empresa vai colocar outra frente no outro lado do rio [entre Lucena e Santa Rita]”, destacou.
“Maior obra da história”
Para o diretor-superintendente do Departamento de Estrada de Rodagem da Paraíba, Carlos Pereira, a construção da Ponte do Futuro e a conclusão do Arco Metropolitano de João Pessoa, que ligará as BRs 101 e 230, serão fundamentais para desafogar o trânsito.
“Essa é a maior obra da história da Paraíba. Uma obra que vai ficar na história do nosso estado. Um sonho que muitos tiveram e só João Azevêdo está transformando em realidade. Vamos ter uma ponte de dois quilômetros, uma obra que no contrato vai a quase meio bilhão de reais e sem empréstimos, com dinheiro nosso, que é da Paraíba. Tudo isso vai gerar uma economia muito grande”, afirmou.

Atração de novos hotéis
Durante a visita, o governador João Azevêdo anunciou as tratativas para instalação de hotéis no Litoral Norte do Estado. Em entrevista à imprensa, o gestor frisou que, apesar de não ter prometido, centrará esforços para concluir o equipamento.
“Eu tenho a satisfação grande que no nosso governo quebramos uma série de paradigmas e conseguimos colocar em prática a realização de muitos sonhos que não prometi. Muito gente prometeu essa ponte e não tirou do papel. Havia muito discurso e pouca ação. Esse é um governo de ação. Estamos consolidando, também, a vocação turística que tem o Litoral Norte. Empresários nos procuraram e estão preparando projetos para lançar hotéis de alto padrão no Litoral Norte. Isso já é uma marca e uma demonstração de confiança. Se ninguém acreditasse que a ponte iria ser construída, ninguém iria investir”, frisou.
O que é cravação de estacas
A cravação de estacas é um processo associado ao serviço especializado de cravação por meio de batimento, realizada a partir de um equipamento específico denominado bate-estacas, geralmente utilizado sobre esteiras com martelos hidráulicos.
Consiste no método mais eficiente para a execução de fundações em obras de engenharia, envolvendo alto padrão tecnológico para a garantia de segurança, eficiência e produtividade.
MaisPB