A Prefeitura Municipal de Pedra Lavrada recebeu, nesta segunda-feira (09), o certificado do projeto “Amigo da Natureza”, concedido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), pelo cumprimento exemplar das ações voltadas à conservação e restauração florestal, por meio do plantio planejado e monitorado de espécies nativas dos biomas da Caatinga e da Mata Atlântica.
A solenidade de certificação aconteceu no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, e contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, e da promotora de Justiça Danielle Lucena, que coordena o Centro de Apoio Operacional em Defesa do Meio Ambiente (CAO Meio Ambiente) e é gestora do projeto. O evento foi organizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).
Segundo o prefeito de Pedra Lavrada, Tota Guedes, o município sancionou a lei que institui a campanha “Amigo da Natureza” no calendário municipal, com atividades realizadas anualmente entre os dias 20 e 22 de abril. A campanha envolve o plantio de árvores nativas, ações educativas e iniciativas voltadas à preservação ambiental e à conscientização da sociedade civil e do poder público.
“Através dessa iniciativa, buscamos promover um desenvolvimento sustentável e reforçar a importância da preservação dos nossos biomas. É uma honra receber esse reconhecimento”, afirmou o prefeito.
O projeto “Amigo da Natureza” é uma estratégia do MPPB iniciada em 2023, em articulação com a Assembleia Legislativa da Paraíba, e resultou na Lei Estadual nº 13.428/2024, que oficializou a campanha no calendário estadual. Desde então, 77 municípios paraibanos, além de órgãos públicos, entidades e personalidades, já foram certificados por seu engajamento com a causa ambiental.
Blogchicosoares.com