A rotina foi finalmente retomada no Parque Engenho Triunfo, em Areia. A produção de cachaça é de 250 mil garrafas por mês, com fornecimento para a Paraiba e para todo o Brasil.
O processo de engarrafamento do destilado acontece no galpão que no mês de março foi atingido por um incêndio. De acordo com os bombeiros, por causa de um curto circuito. Mas até hoje não houve a entrega oficial de um laudo conclusivo do incidente.
Com medidas de segurança reforçadas e local sendo de uso restrito dos funcionários com todos os equipamentos de proteção individual necessários, o galpão voltou à sua atividade. E tem sido uma simbologia forte de resistência e resiliência da Família Triunfo.
A reconstrução do galpão atingido pelo incêndio do dia 10 de março começou na manhã seguinte. Donos do engenho, familiares, funcionários e amigos focaram na limpeza do local e na transformação das cinzas em recomeço. A Cachaça Princesa do Brejo e a Cachaça Ipueira cederam máquinas para que a Triunfo tornasse a engarrafar e não houvesse comprometimento no mercado.
Outro gesto solidário, artistas da Associação dos Forrozeiros da Paraiba e da própria cidade de Areia presentearam o Engenho com música. As floriculturas doaram com flores e plantas ornamentais. Em um mês e meio, o galpão foi reerguido. E tem agora uma imagem de São Francisco abençoando as novas instalações e a natureza.
Além disso, o Parque Engenho Triunfo ampliou suas opções de área de lazer, estacionamento e ambientes para relaxar e fazer os melhores registros fotográficos. Reúne passeio de pedalinho, tirolesa, passeio de jipe, balanço nas alturas, experiência em meliponário, fábrica de chocolate Engenho Cacau, espaço kids. E tem também a lojinha da Triunfo com uma variedade de cachaças premiadas em concursos importantes do Brasil e do mundo.
De acordo com Maria Júlia Baracho, empresária e diretora executiva do engenho, a reconstrução do galpão representa para todos que fazem a Grande Família Triunfo de Areia a certeza de que o amor, a união e o caminho do bem só trazem força e superação. Ainda segundo ela, o trabalho duro e a disciplina auxiliaram na vitória de todos os desafios “Essa reconstrução é a prova de que você sabe que vale a pena traçar um caminho do bem. Que toda energia que você exala e joga para o mundo, um dia volta para você. E parece que a Triunfo tem emanado boas energias para o universo. Mais uma vez, só tenho gratidão, concluiu Maria Júlia.
O Parque Engenho Triunfo funciona há seis anos na zona rural de Areia, às margens da PB 079, sentido Alagoa Grande – Areia. Ele é aberto a semana inteira, nos turnos manhã e tarde. Aos domingos, funciona em horário reduzido . Tornou-se um local de visitação de Areia. Uma parada obrigatória para quem visita o município e o Brejo da Paraiba.
MaisPB