Exames PSA, encaminhamentos para urologistas e ações educativas marcarão o mês na rede municipal de saúde
A Prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à campanha Novembro Azul, que neste ano traz o tema “Homem que se previne vive melhor”. O mês é dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das doenças que mais acometem a população masculina no Brasil.
Ao longo de todo o mês de novembro, a rede municipal de saúde estará mobilizada com solicitação de exames PSA, encaminhamentos para consultas com urologistas e ações educativas voltadas à conscientização sobre a importância do autocuidado e da prevenção.
“Assim como ocorreu no Outubro Rosa, com a realização de mamografias, disseminação de informações preventivas e encaminhamento de consultas, agora o foco é a saúde do homem. Estamos fazendo um esforço concentrado para prevenir e tratar o câncer de próstata”, destacou o secretário municipal de Saúde, Luciano Alvino.
Segundo o gestor, a campanha busca estimular hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas e abandono do tabagismo. A ação também reforça políticas públicas como a Paternidade e Cuidado, que incentiva o envolvimento do homem com sua própria saúde e com o bem-estar da família.
O câncer de próstata é o tipo mais incidente entre os homens (excluindo o câncer de pele não melanoma) e o segundo que mais causa mortes, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2019 e 2021 foram registrados mais de 47 mil óbitos no país.
A Secretaria de Saúde reforça que homens a partir dos 50 anos — ou a partir dos 45, em caso de histórico familiar da doença — devem realizar exames preventivos, como o PSA e o toque retal, que possibilitam o diagnóstico precoce e aumentam significativamente as chances de cura.
Durante o mês, as equipes de saúde estarão envolvidas nesta causa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), agilizando o agendamento de consultas e exames, garantindo o atendimento na hora e ampliando o acesso à prevenção.
Assessoria







