A deputada estadual e secretária da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Camila Toscano (PSDB), participou nesta terça-feira (5), do 1º Seminário Nacional de Legisladoras – Mulheres no Poder que aconteceu em São Luís, no Maranhão. Na pauta, debates sobre a participação feminina nos espaços de poder, políticas públicas e violência de gênero. Ela representou a Assembleia Legislativa (ALPB) no evento e coordenou palestra sobre mulheres em espaço de poder.
“Esse é um espaço importante para discutirmos e formularmos políticas públicas voltadas às mulheres em todo o Brasil. O Seminário reuniu parlamentares e especialistas com o objetivo de fortalecer ações e direitos que garantam e oportunizem a chegada das mulheres aos espaços de poder. Foi uma troca de experiência extraordinária e sem dúvida levaremos muito daqui para aplicarmos na nossa Paraíba”, destacou Camila Toscano.
A deputada Camila Toscano coordenou a primeira palestra sobre a “Participação Efetiva da Mulher nos Espaços de Poder” com a deputada federal Roseana Sarney (MDB/MA), secretária da Mulher na Câmara Federal; a doutora Maria Claudia Bucchianeri, especialista em Direito Eleitoral; e a doutora Anna Graziella, especialista em Ciência Jurídico-Política, Eleitoral e Constitucional.
O seminário teve presença de mulheres que são referência em sua área de atuação, como a ministra Edilene Lôbo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que debateu sobre a “Violência Política”. Também esteve presente a delegada Kazumi Tanaka que proferiu palestra na mesa redonda “Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Logo após, a juíza federal Cláudia Valéria Bastos ministrou palestra com o tema “Violência Institucional no Brasil Contemporâneo”.
Na lista de palestrantes esteve ainda a deputada estadual Tia Ju (Republicanos/RJ), que expôs o painel “Cases de Boas Práticas de Políticas Públicas para Mulheres” com a apresentação “Selo Empresa Amiga da Mulher”. Participam do mesmo painel a deputada Edna Auzier (PSD/AP), com uma exposição sobre a “Rede de Atendimento à Mulher”, e a deputada Daniella (PSB/MA).
Assessoria