O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), são dois nomes promissores da direita e da esquerda brasileira. Nikolas já admitiu que pretende ser candidato à Presidência da República. Campos, sempre cotado pelos pares, nunca falou sobre o assunto.
Jovens e influentes nas redes sociais, ambos são vistos em seus campos políticos como potenciais candidatos à cadeira mais poderosa do Brasil, a de presidente da República. Em termos de redes, atualmente, Nikolas é numericamente maior que Campos. No Instagram, por exemplo, o bolsonarista conta com mais de 14 milhões de segudiores e o pessebista, com 2,8 milhões.
No entanto, esse seria um cenário possível apenas a partir de 2030 e, a princípio, somente para João Campos, que daqui a cinco anos terá 35, idade mínima para disputar o cargo. Nikolas só completa 35 em 2031, ou seja, só poderá disputar a presidência em 2034. A idade coloca João Campos em condição de disputar uma eleição presidencial à frente de Nikolas, o que demandaria uma escolha sobre investir ou não não em uma carreira de âmbito regional.
Antes do âmbito nacional, os dois ainda devem cumprir etapas regionais. Nikolas Ferreira poderá disputar o Governo de Minas a partir de 2026, quando já terá 30 anos. O Governo de Pernambuco também é um caminho natural para Campos, que está no segundo mandato de prefeito.
Caso sejam governadores, o desempenho dos dois também será fundamental para que dêem passos maiores. A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), 31 anos, namorada de João Campos, também é um nome que pode avançar para a disputa da cadeira. Nome de centro esquerda, Tabata já disputou a prefeitura de São Paulo e também é um nome promissor.
Nikolas Ferreira
Natural de Belo Horizonte, do bairro Cabana do Pai Tomás, comunidade da periferia de Belo Horizonte, Nikolas foi eleito, em 2020, o segundo vereador mais votado de BH, atrás de Duda Salabert (PDT). Em 2022, foi eleito o deputado federal mais votado do Brasil, com 1,47 milhões de votos. Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o pupilo da família Bolsonaro não foge de polêmicas e, recentemente, postou o vídeo sobre o rastreio do PIX que fez o Governo Lula revogar a medida.
João Campos
Pernambucano de Recife, João Campos é de uma familia tradicional da política. Neto de Miguel Arraes e filho do ex-governador Eduardo Campos, que morreu enquanto disputava a Presidência da República em 2014, João foi eleito deputado federal em 2018 e prefeito em 2020. Reeleito em 2024, o prefeito é da ala de centro-esquerda que tem engajamento nas redes sociais, e inclusive foi chamado por Lula para discutir as etratégias de comunicação do governo.
itatiaia.com