A vereadora eleita Jailma Carvalho (PSB), que conquistou a maior votação entre as mulheres candidatas neste pleito, participou de uma entrevista no programa Panorama Paraíba, da Rádio POP. Durante a conversa com os jornalistas Napoleão Soares, Felipe França e Álvaro Costa, Jailma expressou sua gratidão aos eleitores, especialmente os do bairro das Mangabeiras, de onde recebeu mais de 900 votos. Com um discurso que enfatizou a resistência feminina na política, Jailma falou sobre as prioridades e desafios que irá enfrentar em seu mandato.
“Agradeço aos 10.127 eleitores que acreditaram no meu nome e no projeto político que estamos propondo para João Pessoa,” destacou Jailma. Ela ressaltou a importância de sua presença como mulher na Câmara Municipal, um espaço ainda predominantemente masculino, mas que, segundo ela, precisa ser cada vez mais ocupado por mulheres. Jailma também pontuou que seu objetivo não é competir com os homens, mas garantir que as mulheres tenham igualdade de oportunidades e respeito. “A luta é para que a gente possa ter os nossos direitos respeitados, para que tenhamos igualdade,” afirmou.
Sobre suas bandeiras de campanha, Jailma enfatizou a defesa da saúde mental e da redistribuição do orçamento municipal para beneficiar diretamente as comunidades mais necessitadas. Ela propõe que 60% dos investimentos sejam destinados a áreas carentes, visando melhorar o acesso a políticas públicas como cultura, esporte e lazer. “A inversão do orçamento é uma das nossas prioridades; é preciso direcionar os recursos para onde estão as pessoas que mais precisam de acesso às políticas públicas,” declarou Jailma.
Ao longo da entrevista, a vereadora destacou a urgência de reconectar a política com a população, em um contexto de crescente descrédito. “A política precisa de seriedade e transparência. Queremos trazer a população para acompanhar o mandato, porque é de extrema importância não só votar, mas acompanhar e fiscalizar os parlamentares,” disse Jailma. Ela se comprometeu a trabalhar com afinco, dialogando com a população, visitando escolas, unidades de saúde e comunidades para ouvir diretamente o sentimento da cidade.
A vereadora concluiu reiterando sua visão de que a política deve ser um espaço inclusivo e comprometido com a justiça social. “O espaço da política não é só masculino. Existem muitas mulheres comprometidas, principalmente com as políticas públicas sociais, lutando por uma sociedade mais justa e igualitária,” finalizou Jailma Carvalho, reforçando seu compromisso com o mandato e com todos os cidadãos de João Pessoa.
Por: Napoleão Soares