A Prefeitura e a Secretaria da Saúde de Itapororoca avaliam um avanço na rede básica de saúde do município. De acordo com a prefeita Elissandra Brito, as unidades básicas de saúde (UBS) obtiveram excelente resultado no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), do Ministério da Saúde – 3º ciclo.
Ao blog, o secretário Ronaldo Mascena disse que o município foi bem avaliado, as sete unidades tiveram resultados como ‘bom e muito bom’.
[Ele] ressaltou que, o PMAQ tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços oferecidos a população. “Esse resultado é de todos os profissionais da saúde”, disse.
Para a prefeita Elissandra, as equipes das unidades básicas de saúde (UBS) – e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), estão de parabéns pela classificação. “É fruto do trabalho feito com amor e dedicação e profissionalismo, com atendimento humanizado, além dos investimentos por meio da Prefeitura e Secretaria da Saúde”, destacou a prefeita.
Como é feito a avaliação
O PMAQ é apurado com base em uma autoavaliação, a (equipe responde a mais de 100 questões), recebe vistoria externa com a visita de um avaliador que entrevista usuários, profissionais e faz verificação da estrutura física.
Por: Chico Soares
Com informações da Ascom PMI