Itapororoca comemora 55 anos de emancipação política e prefeito inaugura obras

img_6019A cidade de Itapororoca, no litoral norte de Mamanguape, completa nesta quinta-feira (29), 55 anos de emancipação política. A programação especial de aniversário não inclui shows, haverá apresentação de bandas marciais, inaugurações de ruas pavimentadas nos bairros da Roseira, Epitácio Madruga, São João I e II, Travessa da Monsenhor e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade rural de Cipoal.

Antes das inaugurações, em frente ao prédio da sede da Prefeitura, o prefeito  Celso Morais (DEM), às 15hs, participa com os secretários municipais, vereadores e autoridades do hasteamento das bandeiras do Brasil, Paraíba e do Município.

As comemorações terá a frente o prefeito da cidade, Celso Morais, que por quatro anos recebeu prêmio como um dos melhores prefeitos do Nordeste, pela União Brasileira de Divulgação (UBD), através de pesquisas de opinião pública.

De acordo com o cerimonial da Prefeitura, o encerramento da programação alusiva ao aniversário da cidade será com a celebração da Santa Missa, que será celebrada às 17h, na Matriz de São João Batista, pelo padre Lucivaldo Gomes.

Despedida

“Em sua despedida da Prefeitura de Itapororoca, o prefeito democrata, Celso Morais disse em entrevista ao (Blogchicosoares), que deixa o cargo no dia 31de dezembro de 2016, com a sensação do dever cumprido e com a cabeça erguida”.

Emocionado, Celso disse que o reconhecimento e aprovação do povo, nos quatro anos do “Governo Cidadania Para Todos” foi à vitória de Elissandra Brito.

 A história

A emancipação politico-administrativo da cidade de Itapororoca ocorreu através da Lei de nº 2.701 de 28 de dezembro de 1961, publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba, no dia 29 de dezembro de 1961, sendo instalado oficialmente o município em 15 de fevereiro de 1962. O autor da Lei foi o deputado estadual José Lacerda Neto, sancionado pelo governador Pedro Moreno Gondim.

Origem do Nome

Originário do Tupi-Guarani, Itapororoca significa encontro das águas com as pedras – (ITA = Pedra, POROROCA = encontro das águas). Antes era denominado de Distrito de São João de Mamanguape.

Por Chico Soares e Napoleão Soares



Comentários