Nesta sexta-feira (30), foi realizada, no Hospital Napoleão Laureano, a primeira cirurgia robótica em um paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões Norte e Nordeste do país. O procedimento, uma prostatectomia radical, foi conduzido com o auxílio do robô Da Vinci Xi, a plataforma mais moderna do mundo para cirurgias minimamente invasivas.
O feito inédito marca o início do programa de cirurgia robótica do Laureano, conhecido como “O Hospital da Vida” e patrimônio dos paraibanos. A conquista representa um avanço tecnológico e um salto de acessibilidade e equidade no acesso a tratamentos de alta complexidade dentro do SUS.
O urologista, Nil Jorge, responsável por inaugurar o programa junto com uma grande equipe de profissionais, comemorou o momento em publicação nas redes sociais.
“Hoje, em João Pessoa, tive a honra de inaugurar o programa de cirurgia robótica do Hospital Napoleão Laureano o primeiro Da Vinci Xi voltado ao atendimento SUS no Norte-Nordeste. Realizei duas prostatectomias radicais robóticas, ao lado de um grande time, celebrando o início dessa nova fase com segurança e eficiência.
Agradeço a toda equipe do hospital, em especial ao Dr. Carneiro Arnaud, ao presidente Marcelo Lucena, ao Dr. Fábio Martinez (chefe do serviço de urologia e do programa de cirurgia robótica), ao Dr. Tiago Vieira (grande colega urologista) e à Daniela Vieira, que veio de Salvador para me assessorar como minha fiel escudeira de longa data!”, escreveu.
Além de comemorar o sucesso clínico, o médico ressaltou a importância de tornar essa tecnologia mais acessível.
“Com a chegada de novas plataformas e um mercado mais acirrado, há grande expectativa na redução de custos dos insumos, tornando essa tecnologia que vem revolucionando as cirurgias de grande porte, mais acessível a mais pessoas.”, explicou.
Blogchicosoares.com