A idade média dos vacinados contra a Covid-19 por município brasileiro varia em 49 anos. A menor média de idade foi calculada em Minduri (MG), onde somente 12 doses do imunizante foram aplicadas até o fim de maio, todas em pessoas com menos de 40 anos. Assim, a média na cidade ficou em 32,33 anos. Uma outra cidade mineira tem a maior média de idade. É Bocaiúva, com 81,33 anos e só seis doses aplicadas. A média de idade para todo o país é de 62,03 anos.
Os cálculos foram feitos pelo (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles, em cima dos microdados da vacinação publicados pelo Ministério da Saúde. Eles levaram em conta todas as aplicações inseridas no sistema até 31 de maio.
Apesar de haver grande variabilidade nas idades médias nos 5.570 municípios do país, apenas em 70 deles há um indicador menor do que 50 anos. Isso acontece porque os grupos prioritários na campanha desenhada pelo Ministério da Saúde reuniam aqueles mais suscetíveis a morrer por causa da doença, que são os idosos e as pessoas com comorbidades.
O gráfico a seguir mostra a quantidade de cidades com idade média por faixa etária. A maioria está no grupo entre 58 e 65 anos.
“A definição dos grupos prioritários faz sentido, foi por critérios técnicos. Foi feita com base em quem tem mais risco de adoecer e desenvolver quadro grave. Começou pelos idosos e depois foi para as comorbidades, além das profissões daqueles que têm muito contato com o público”, explica o epidemiologista da Sala de Situação da UnB Mauro Sanchez.
Metrópoles