Em discurso na Cúpula do G20, o presidente Lula (foto) cobrou dos países ricos que ajudem os emergentes a lidar com as mudanças climáticas. O petista também elencou as consequências da crise ambiental e citou as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
“Agora mesmo no Brasil, o estado do Rio Grande do Sul foi atingido por um ciclone que deixou milhares de desabrigados e dezenas de vítimas fatais”, disse neste sábado (9), em Nova Délhi.
Lula afirmou ainda que, na presidência do G20 em 2024, o Brasil lançará uma força-tarefa para mobilização global contra a mudança do clima.
“Queremos chegar na COP 30, em 2025, com uma agenda climática equilibrada entre mitigação, adaptação, perdas e danos e financiamento, assegurando a sustentabilidade do planeta e a dignidade das pessoas”, acrescentou.
O petista voltou a responsabilizar os países ricos pelas mudanças climáticas:
“São os mais pobres, mulheres, indígenas, idosos, crianças, jovens e migrantes, os mais impactados. Quem mais contribuiu historicamente para o aquecimento global deve arcar com os maiores custos de combatê-la.
Esta é uma dívida acumulada ao longo de dois séculos.”
Como mostramos, o presidente da República tenta amenizar o desconforto com a viagem para a Índia. Em postagem no “X”, o petista afirmou que “orientou o governo federal a estar à disposição”.
O Antagonista