quinta-feira, 04 de março de 2021
Blog CHICO SOARES
Nenhum resultado
Ver todos
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entretenimento
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entretenimento
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos
Blog CHICO SOARES
Nenhum resultado
Ver todos

Entenda as regras de transição da reforma da Previdência

Napoleão Soares Por Napoleão Soares
29 de outubro de 2019
Entenda as regras de transição da reforma da Previdência

A promulgação, nos próximos dias, da emenda à Constituição que reformou a Previdência exigirá atenção do trabalhador, principalmente do que estiver próximo de se aposentar. A proposta aprovada pelo Congresso prevê seis regras de transição que abrandam a idade mínima de aposentadoria e o tempo de contribuição em alguns casos.

Ao todo, são quatro regras para os trabalhadores da iniciativa privada e das estatais, inscritos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma regra para os servidores públicos federais e uma regra para as duas categorias. Profissões como professores e agentes de segurança da União terão idades mínimas diferenciadas em algumas regras.

Quem cumpriu os requisitos para se aposentar pelas regras atuais, mas ainda não se aposentou, não precisa se preocupar. Esses trabalhadores estão preservados pelo direito adquirido e não serão afetados pela reforma da Previdência. Nesses casos, o segurado mantém o direito a aposentar-se pelos critérios presentes, mesmo depois da promulgação da emenda.

Cada trabalhador tem uma situação única. Mestre em direito constitucional, Rodrigo Mello, professor de direito no Centro Universitário de Brasília (Uniceub) explica que cada caso é um caso, e uma regra mais vantajosa para um segurado pode não ser a mais apropriada para outro. Ele recomenda cautela e análise de vários cenários antes de optar pela melhor regra de transição.

Segundo o professor, o trabalhador precisa simular o quanto vai receber de aposentadoria tanto na regra geral como nas regras de transição. Se o segurado tiver conquistado o direito adquirido, precisará também comparar com a regra geral atual e as regras de transição atuais (se estiver enquadrado em alguma). Dependendo do caso, pode ser mais vantajoso para o segurado trabalhar um pouco mais e garantir um benefício maior.

Confira como ficaram as regras de transição

Trabalhadores do INSS (iniciativa privada e estatais)

Regra geral

Pela reforma de Previdência, os trabalhadores urbanos se aposentarão apenas a partir dos 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. As mulheres terão 15 anos mínimos de contribuição. Os homens que já contribuem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também terão 15 anos de contribuição, mas os que ainda não entraram no mercado de trabalho terão de contribuir por pelo menos 20 anos para conquistar a aposentadoria.

Regras de transição

Sistema de pontuação

Numa extensão da regra 86/96, a soma do tempo de contribuição e da idade passa a ser a regra de acesso. Homens com pelo menos 35 anos de contribuição e mulheres com pelo menos 30 anos de contribuição poderão se aposentar respectivamente a partir dos 61 anos (homens) e 56 anos (mulheres) em 2019, por terem conquistado 86 pontos (mulheres) e 96 pontos (homens).

A pontuação mínima sobe para 87/97 em 2020, 88/98 em 2021 e um ponto para homens e mulheres a cada ano até atingir 105 pontos para os homens em 2028 e 100 pontos para as mulheres em 2033. As trabalhadoras terão transição mais suave que os homens.

Professores: terão redução de cinco pontos. A soma do tempo de contribuição e da a idade se inicia, em 2019, com 81 pontos para mulheres e 91 pontos para homens, até chegar a 95 pontos para as professoras em 2033 e 100 pontos para os professores em 2028. O bônus, no entanto, só valerá para quem comprovar ter trabalhado exclusivamente nas funções de magistério na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio.

Redução da idade mínima

Favorece quem contribuiu por muitos anos, mas ainda não alcançou a idade mínima. Homens com pelo menos 35 anos de contribuição e mulheres com pelo menos 30 anos de contribuição poderão aposentar-se aos e 61 anos (homens) e 56 anos (mulheres) em 2019. A idade mínima sobe seis meses a cada ano até atingir 62 anos (mulheres) em 2031 e 65 anos (homens) em 2027.

Professores: começarão com redução de cinco anos. A idade mínima começa em 2019, com 51 anos para mulheres e 56 anos para homens, aumentando seis meses por ano, até chegar a 60 anos para os dois sexos. O bônus, no entanto, só valerá para quem comprovar ter trabalhado exclusivamente nas funções de magistério na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio.

Redução do tempo de contribuição

Favorece trabalhadores idosos que contribuíram pouco. Homens com 65 anos e mulheres com 60 anos em 2019 precisam contribuir apenas 15 anos para terem direito à aposentadoria. Em 2020, a idade mínima para homens continua em 65 anos. Para mulheres, sobe seis meses por ano até alcançar 62 anos em 2023.

Por essa característica, essa regra de transição beneficia os trabalhadores mais pobres, que atualmente se aposentam por idade, ou que passaram mais tempo na informalidade, sem contribuir para o INSS.

O tempo mínimo de contribuição para as mulheres está em 15 anos em todas as circunstâncias. No entanto, os 15 anos mínimos de contribuição para homens só valem para quem se aposentar por essa regra. Os demais segurados terão de contribuir por pelo menos 20 anos. O homem que se aposentar com 15 anos de contribuição receberá o mesmo que quem se aposentar com 16 a 20 anos de contribuição. A aposentadoria só aumentará para quem tiver contribuído 21 anos ou mais.

Na prática, o texto aprovado com o tempo mínimo de 15 anos para homens só beneficia quem entrou no mercado formal de trabalho e contribui para o INSS. A proposta de emenda à Constituição (PEC) paralela, em tramitação no Senado, pretende reduzir para 15 anos contribuição mínima para todos os trabalhadores da iniciativa privada e das estatais.

Pedágio de 50%

Quem está a dois anos de cumprir o tempo de contribuição mínimo para aposentadoria pelas regras atuais – 30 anos (mulher) e 35 (homem) – poderá optar pela aposentadoria sem idade mínima se cumprir pedágio de 50% sobre o tempo restante. O valor do benefício será calculado por meio da aplicação do fator previdenciário, que deixará de ser aplicado para os demais beneficiários.

Exemplos: mulher com 29 anos de contribuição (a um ano da aposentadoria pelas regras atuais) poderá aposentar-se pelo fator previdenciário se contribuir mais seis meses, totalizando um ano e meio de contribuição; homem com 33 anos de contribuição (a dois anos da aposentadoria pelas regras atuais) poderá aposentar-se pelo fator previdenciário se contribuir mais um ano, totalizando três anos de contribuição.

Servidores públicos federais

Regra geral

Idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, com tempo mínimo de contribuição de 25 anos para ambos os sexos, 10 anos de serviço público e cinco anos no cargo.

Regra de transição

Sistema de pontuação

Variação da regra 86/96 para que os servidores que ingressaram até 31 de dezembro de 2003 recebam aposentadoria integral – último salário da ativa. Servidores com 35 anos de contribuição (homem), 30 anos de contribuição (mulher), 20 anos de serviço público e cinco anos no cargo obedecerão a uma pontuação formada pela soma da idade e do tempo de contribuição.

Tabela começa em 86 pontos (mulher) e 96 pontos (homem) em 2019, subindo um ponto por ano até atingir 105 pontos (homem) em 2028 e 100 pontos (mulher) em 2033. Servidoras terão transição mais suave que homens. Só pode entrar na regra homens com 61 anos de 2019 a 2021 e 62 anos a partir de 2022 e mulheres com 56 anos de 2019 a 2021 e 57 anos a partir de 2022.

Trabalhadores do INSS e servidores federais

Regra de transição

Pedágio de 100%

Inserida pela Câmara dos Deputados e aprovada pelo Senado, estabelece que o trabalhador poderá optar pela aposentadoria abaixo da idade mínima se cumprir pedágio de 100% sobre o tempo que falta pelas regras atuais. Vantajosa para trabalhadores a poucos anos de se aposentarem, principalmente servidores públicos federais que ingressaram até 31 de dezembro de 2003, que não tinham nenhum pedágio na proposta original do governo e poderão usar a regra para receber a aposentadoria integral.

Exemplos: servidora com 29 anos de contribuição (a um ano da aposentadoria pelas regras atuais) poderá aposentar-se com o último salário da ativa se contribuir mais dois anos, totalizando três anos de contribuição; homem com 33 anos de contribuição (a dois anos da aposentadoria pelas regras atuais) poderá aposentar-se pelo fator previdenciário se contribuir mais dois anos, totalizando quatro anos de contribuição.

Professores: Câmara dos Deputados diminuiu idade mínima para 55 anos (homens) e 52 anos (mulheres) para quem cumprir o pedágio de 100%, com aprovação pelo Senado. Essa nova regra, na prática, torna ineficazes as demais regras de transição para os professores. Benefício vale para professores federais, da iniciativa privada e dos municípios sem regime próprio de Previdência. Professores de estados e municípios com regime próprio não foram incluídos na reforma.

Policiais e agentes de segurança que servem à União: Câmara dos Deputados diminuiu idade mínima para 53 anos (homens) e 52 anos (mulheres) para o agente ou policial que cumprir o pedágio de 100%, com aprovação pelo Senado. Benefício vale para policiais federais, policiais rodoviários federais, policiais legislativos, agentes penitenciários federais e policiais civis do Distrito Federal, entre outros.

Agência Brasil

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

Matérias relacionadas

40% dos trabalhadores de UTI podem desenvolver transtorno de estresse pós-traumático e Camila pede atenção do Governo para problema
Política

Impactos na saúde mental, dificuldades no trabalho e aumento da violência serão debatidos por Camila no mês da mulher

Biólogo paraibano tem artigo de mestrado sobre a Cotesia Flavips publicado em revista de renome nacional e internacional
Paraíba

Biólogo paraibano tem artigo de mestrado sobre a Cotesia Flavips publicado em revista de renome nacional e internacional

Deputada federal Edna Henrique diz que aprovação do PL que ajuda setor de eventos faz justiça a um dos segmentos mais fragilizados na pandemia
Brasil

Deputada federal Edna Henrique diz que aprovação do PL que ajuda setor de eventos faz justiça a um dos segmentos mais fragilizados na pandemia

Comentários Cancelar resposta

MAIS LIDAS

  • Jovem itapororoquense se destaca como talento do futebol e é selecionado para jogar no time do Santos

    Jovem itapororoquense se destaca como talento do futebol e é selecionado para jogar no time do Santos

    0 Compartilhar
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Exemplo: Vereador de Curral de Cima doa todo seu salário de abril para compra de cestas básicas

    3477 Compartilhar
    Compartilhar 3477 Tweet 0
  • MPPB abre inquérito para investigar funcionários fantasmas e pagamento irregulares pela prefeitura de Borborema

    463 Compartilhar
    Compartilhar 463 Tweet 0
  • Sobre os Paulinos, deputada Camila Toscano dispara: “É muita tapinha nas costas e pouco trabalho”

    0 Compartilhar
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cuité de Mamanguape: Justiça Eleitoral determina que candidato retire Fake News das redes sociais e fixa multa de R$ 25 mil por descumprimento

    0 Compartilhar
    Compartilhar 0 Tweet 0

MAIS LIDAS

Paraíba terá 144 municípios com toque de recolher; confira quais são

Medidas prorrogam auxílio emergencial e estado de calamidade pública até junho

Prefeita Elissandra Brito se reúne com João Azevêdo e apresenta projetos para Itapororoca

“Mortadela” vem sendo lembrado para ser o candidato a Prefeitura de Baía da Traição em 2024

João Azevêdo quer e espera o apoio para reeleição de 2022 das prefeitas de Itapororoca e Rio Tinto – Por Chico Soares

INSTAGRAM

  • A prefeita Eunice Pessoa concedeu entrevista na manh   desta segunda-feira  15  a R  dio Correio do Vale FM para falar das medidas adotadas at   o momento pelo munic  pio no combate    COVID-19  Em sua companhia estavam as secret  rias Daniele Rodrigues  Finan  as  e Edna Gon  alves  Gabinete   pelo coordenador de comunica    o Alex Figueiredo e pelo vereador Dr  Zen  bio    Leia mais  blogchicosoares com
  • A Parai  ba e a cidade de Guarabira  perdeu na tarde de hoje  um dos seus maiores poli  ticos  Assim como disse sua amada esposa  Le  a Toscano  ZT ou melhor nosso amigo    Gato Preto    deixa um legado de honestidade  credibilidade  lealdade  e  tica e muita seriedade na poli  tica    Eu serei sempre grato a voce   e todo cla   Toscano por todas oportunidades que me deram  Descansa em paz meu amigo e pode ter certeza que os paraibanos  em especial os guarabirenses devem muito a vc     meussentimentos   vaideixarsaudades  descansaempaz  obrigadoportudo
  • Ao reagir    opera    o de busca e apreens  o da Pol  cia Federal em endere  os de aliados do presidente Jair Bolsonaro  o deputado Eduardo Bolsonaro deu a entender que um    momento de ruptura    seria s   quest  o de tempo e mencionou a possibilidade de o pai tomar uma    medida en  rgica     O presidente  por sua vez  disse que n  o toleraria mais um dia igual   quele  Pareceu um ultimato    Leia mais  blogchicosoares com
  • A vereadora Josilda Lopes  Cidadania  informou nesta segunda-feira  8  ao Blog  que    pr  -candidata    Prefeitura de Itapororoca nas elei    es municipais deste ano  O an  ncio foi realizado em entrevista    gravada     pelo rep  rter J  nior Lisboa     do  site linguadeaco com br  para o Programa R  dio Rep  rter comandado por Williams Soares e equipe    Leia mais  blogchicosoares com
  • O PRTB rompeu politicamente  nesta sexta-feira  05   com o prefeito de Jo  o Pessoa  Luciano Cartaxo  PV  Ambos eram aliados desde 2018  quando o partido anunciou apoio a Luc  lio Cartaxo  ex-candidato ao Governo da Para  ba   Com isso  alguns cargos foram entregues  dentre eles o de secret  rio-adjunto da Funjope  que era ocupado por F  bio Carneiro    Leia mais  blogchicosoares com
  • O vice-prefeito de Joa  o Pessoa e presidente estadual do Solidariedade  Manoel Ju  nior  negou nesta quinta-feira  4  que o partido tenha assumido qualquer posic  a  o de apoio a um dos pre  -candidatos a   prefeitura da Capital     Nosso partido ainda vai colocar o tema em pauta para  no momento certo  tomar uma decisa  o que indique o melhor caminho para o futuro de Joa  o Pessoa     afirma   Leia mais  blogchicosoares com
  • Os prefeitos Pedrito Gomes  DEM  e Emerson Panta  PSDB  deixaram as arestas de lado e se uniram para combater a propaga    o do novo Coronav  rus nas cidades de Cruz do Esp  rito Santo e Santa Rita  Desde o come  o dessa semana as duas prefeituras est  o realizando a    es em conjunto para proteger a popula    o das duas cidades dessa doen  a que vem assolando a Para  ba e mundo    Leia mais  blogchicosoares com
  • O presidente da C  mara  Rodrigo Maia  DEM-RJ   afirmou nesta quarta-feira  3  que a primeira parcela do socorro a Estados e munic  pios deve ser entregue aos entes at   a pr  xima ter  a-feira  9  Segundo ele  a informa    o foi repassada pela equipe econ  mica do governo     Liberando dia 9    uma data pr  xima  O que demorou mesmo foi a san    o     disse    Confira no blogchicosoares com
  • At   o final do m  s de junho  possivelmente o Tribunal Superior Eleitoral  TSE  definir   se haver   ou n  o o adiamento das elei    es com datas de  4 de outubro  primeiro turno     25 de outubro segundo turno   alterando o calend  rio previamente estabelecido  Independente dessa indefini    o  o Prefeito de Jacara    Elias Costa est   se articulando com as lideran  as e partidos aliados  al  m da popula    o para at   as conven    es escolher um nome para compor a sua chapa  como candidato a vice    Leia mais  blogchicosoares com

FACEBOOK

Blog Chico Soares

© 2016 – 2021 | Todos os direitos reservados.

Nenhum resultado
Ver todos
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entretenimento
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato

© 2016 – 2020 | Todos os direitos reservados.