Uma homenagem justa, disse o propositor deputado estadual Walber Virgolino (Patriotas). Os usineiros José Ivanildo Cavalcanti de Morais Filho (Zé bedeu) e Paulo Fernando Cavalcanti de Morais Filho (Cuca), foram homenageados na tarde desta quinta-feira (14) no plenário da Assembleia Legislativa. Eles receberam o título de cidadãos paraibanos. Os primos, Zé bedeu e Cuca são homens de sucesso do agronegócio, plantadores de cana-de-açúcar, defensores de vaquejada, cavalgada, amantes e criadores de cavalo quarta de milha.
Um dos trechos da entrevista ao blog, o autor da propositura diz assim: “Vocês estão sendo homenageados não só por empreender no setor sucroalcooleiro, mas por terem escolhido a Paraíba para investir, morar e criar seus filhos. O deputado foi mais além, vocês me orgulham e tenho o prazer de chamá-los de conterrâneos a partir da concessão desse título. É uma homenagem justa para as pessoas que amam nosso estado, Zé bedeu e Cuca, são exemplos”, ressaltou Walber.
O empresário do grupo Japungu, Paulo Filho (Cuca), estava acompanhado da esposa, filhos e netos. Ele usou a tribuna da Casa de Epitácio Pessoa e disse em suas palavras que a Paraíba, para onde veio trabalhar, acabou lhe conquistando e virou sua casa. “Vim para a cidade de Rio Tinto, para seguir os passos do meu pai, acabei escolhendo a Paraíba não apenas para dar início a minha vida empresarial, mas para construir a minha família, que tanto amo”.
Quando esteve à frente da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), Cuca foi um dos precursores da região Nordeste, que se uniu a outros simpatizantes para a regulamentação do ‘esporte de vaquejada’, em um movimento pacífico no Congresso Nacional, em Brasília. A época, Cuca contou com apoio do deputado federal Efraim Filho.
O empresário José Ivanildo Filho (Zé Bedeu do grupo Miriri) também proferiu um curto discurso e agradeceu à honraria, dando ênfase a vaquejada, sua paixão, embora esteja fora dos holofotes das grandes vaquejadas. Um homem de sucesso na atividade canavieira, para Zé Bedeu, o que gera riqueza no Nordeste é vaquejada. “Estou muito agradecido, para mim e minha família, hoje (quinta-feira), é um dia espacial porque estou recebendo o título de cidadão paraibano”, frisou.
A entrega dos títulos aos usineiros Cuca e Zé Bedeu, contou com as presenças de familiares, deputados federais, Efraim Filho (Democratas) e Ruy Carneiro (PSDB), deputados estaduais Walber Virgolino (Patriotas) e Camila Toscano (PSDB), empresários Eduardo Carlos e Gilvan Cavalcanti de Morais Sobrinho, o presidente da Asplan/PB, José Inácio Morais e o ex-prefeito de Itapororoca, Celso Morais.
Por: Chico Soares e Napoleão Soares