Com aproximadamente um milhão de associados no Nordeste, o cooperativismo exerce um importante papel socioeconômico na região. Declarado pela Organização das Nações Unidas como Ano Internacional das Cooperativas, 2025 terá uma série de eventos regionais e nacionais do setor na Paraíba. E um dos principais eventos do Nordeste é o ‘Inova Cooperar’, aberto na noite desta quinta-feira(13), na Casa Roccia, em João Pessoa.
O vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), criador e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), participou da abertura do ‘Inova Cooperar 2025’, evento promovido pela Unimed João Pessoa, Sistema OCB-PB e Sicred Evolução. Ao lado do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar destacou a força e o potencial transformador do cooperativismo.
“Nosso mandato vem participando, ao longo dos anos, das lutas, debates e evolução deste importante segmento em João Pessoa. E estar presente no ‘Inova Cooperar’, evento consolidado no País, dedicado ao debate e fortalecimento do cooperativismo, demonstra o nosso compromisso em prol do desenvolvimento deste setor. Agradeço ao Dr. André Pacelli pela amizade e pela parceria com o Sistema OCB. É um orgulho defender o cooperativismo no Parlamento Municipal”, disse Marmuthe.
Para ampliar a visibilidade e o potencial transformador do cooperativismo, o vereador também criou a Lei Municipal 13.241/2016, instituindo o Dia Municipal do Cooperativismo (2 de agosto) no calendário oficial de eventos de João Pessoa, colocando em pauta, a cada ano, as atitudes colaborativas, de ajuda mútua, e com responsabilidade social, que contribuem para um mundo mais justo e igualitário. Além disso, Marmuthe defende a implantação da disciplina Cooperativismo na grade curricular da Rede Municipal de Ensino; e a criação de um Piso Salarial Municipal para a categoria.
“Na Câmara de João Pessoa temos colocado o cooperativismo em pauta, através da Frente Parlamentar de nossa autoria e de proposituras que fortalecem o segmento e os trabalhadores em cooperativas. Ao lado do governador João Azevedo e do prefeito Cícero Lucena, vamos seguir contribuindo com os avanços e crescimento deste movimento econômico e social tão relevante e promissor, que promove o bem-comum e o acesso a serviços essenciais, como: saúde, educação e crédito”, concluiu Marmuthe.