O vereador Dinho Dowsley (PSD) foi reconduzido à presidência da Câmara Municipal de João Pessoa para o biênio 2025-2026. Durante a sessão, Dinho fez um discurso emocionado, destacando a responsabilidade de liderar o legislativo municipal e reforçando seu compromisso com pautas sociais e a união entre os parlamentares.
Dinho recebeu 24 votos, incluindo o do vereador Edmilson, da chapa opositora, gesto que ele interpretou como um sinal de confiança e respeito entre os pares. “Não obtive unanimidade, mas todos os vereadores, incluindo os que não votaram em mim, têm meu respeito. Somos 28 parlamentares que, juntos, conduzirão esta Casa com maestria, tranquilidade e responsabilidade”, afirmou.
Compromisso com o autismo e a inclusão
Em seu discurso, Dinho reforçou a defesa dos direitos das pessoas autistas, uma causa que ele defende de forma pessoal, já que é pai de uma criança autista. Ele destacou o trabalho desenvolvido na cidade, como a presença de mais de 2.300 cuidadores nas escolas municipais, e garantiu que continuará lutando pela ampliação desses serviços.
“Tenho orgulho de levantar essa bandeira. Não escondo que sou pai de uma criança autista e faço questão de divulgar isso, para que a sociedade compreenda a importância de acolher essas crianças e suas famílias. Essa é uma das causas que mais me motiva a trabalhar”, declarou Dinho.
Mesa diretora plural e democrática
A nova composição da mesa diretora foi apresentada como um exemplo de diálogo e diversidade política. A vice-presidência ficou com a vereadora Elisa Virgínia (PP), garantindo a representatividade feminina. Também foi incluído o vereador Marcos Henriques (PT), refletindo a pluralidade partidária.
“Formamos uma mesa democrática, trazendo diferentes experiências e vozes. Política é administrar contradições e unir esforços em prol do bem comum. Essa pluralidade é essencial para avançarmos nos próximos dois anos”, destacou Dinho.
Metas para o novo mandato
Entre os projetos para o biênio 2025-2026, Dinho anunciou a entrega do novo anexo da Câmara Municipal, um marco importante para o legislativo, e a revitalização do centro histórico de João Pessoa, com iniciativas voltadas à habitação e incentivos fiscais. Ele também destacou a necessidade de fortalecer políticas públicas de saúde mental, por meio de parcerias como o PASME (Programa de Atendimento à Saúde Mental).
“São muitos desafios, mas com o apoio dos colegas vereadores e da população, tenho certeza de que podemos transformar esses projetos em realidade. Meu compromisso é dar o melhor de mim em todas as áreas”, afirmou.
Última candidatura como vereador
Dinho anunciou que esta será sua última candidatura ao cargo de vereador, sinalizando que vai alçar voos maiores nas próximas eleições: “Não sou apenas o presidente desta Casa; sou parte de um coletivo que trabalha em prol da nossa cidade. Vou honrar essa responsabilidade com todo o meu empenho e dedicação”, concluiu.
Por: Napoleão Soares