O vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Tião Gomes, expressou nesta sexta-feira (8) sua admiração e congratulações ao Monsenhor Nereudo Freire Henrique, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa, após o Papa Francisco nomeá-lo como bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife. A nomeação foi um marco na trajetória do sacerdote, que passará a exercer sua nova missão em Pernambuco.
Para celebrar sua contribuição à Paraíba, Tião Gomes anunciou que a Assembleia Legislativa irá conceder ao Monsenhor Nereudo o título de Cidadão Paraibano. O deputado que é frequentador das missas celebradas pelo Monsenhor, ressaltou que a homenagem é um reconhecimento pelo impacto do trabalho pastoral do monsenhor e seu serviço à fé católica. “Essa homenagem é mais que merecida. Monsenhor Nereudo sempre dedicou sua vida e seu ministério à comunidade paraibana, conduzindo o Santuário da Penha com dedicação e carinho. É uma forma de demonstrar nossa gratidão antes de sua partida para essa nova missão em Pernambuco”, disse.
Emocionado, Monsenhor Nereudo compartilhou a importância do momento. “É um momento especial na minha vida, receber a nomeação como bispo auxiliar de Olinda e Recife. Agradeço a Deus, ao Papa Francisco e ao povo de Deus. Quero agradecer, de forma especial, a Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba, que sempre me acolheu e testemunhou o zelo pelo pastoreio do povo de Deus”, afirmou o novo bispo auxiliar.
Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba, também expressou suas felicitações, destacando o sentido de serviço que a nomeação representa. “Parabenizamos Monsenhor Nereudo por essa nova missão. Sabemos que o episcopado não é um título de honra ou vaidade, mas sim um serviço à Igreja”, destacou Dom Delson.
Trajetória de Monsenhor Nereudo
Nascido em 11 de maio de 1963, em Arcoverde (PE), Monsenhor Nereudo Freire Henrique tem uma vasta formação acadêmica e pastoral. É bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco e possui formação em Teologia e Filosofia pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba, além de especializações e um MBA em gestão eclesial. Em sua jornada pastoral, o monsenhor atuou em diversas frentes, como reitor do Seminário Propedêutico e ecônomo da Arquidiocese da Paraíba, onde também fez parte do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.
Desde 2014, ele é ecônomo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, em 2023, assumiu uma posição no Comitê Gestor da conferência. Monsenhor Nereudo também atua no economato da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil) desde 2020, ampliando sua atuação em favor da Igreja em nível nacional e internacional.
Portal do Litoral PB