A deputada federal Luiza Erundina, do (PSOL/SP), apresenta um quadro de saúde estável após ter passado mal em sessão na Câmara dos Deputados, na noite desta quarta-feira (5). A assessoria da parlamentar, de 89 anos, afirma que ainda restam exames a serem feitos.
“A deputada federal Luiza Erundina está no Hospital Sírio Libanês, em Brasília. O quadro é estável, aguardando resultado dos exames”, publicou a assessoria.
Erundina discursava sobre uma matéria da qual é relatora na comissão, quando sentiu falta de ar e precisou ser retirada da sala.
A deputada tem 89 anos e completará 90 em novembro. Ela é a parlamentar mais idosa da Casa nesta legislatura.
Encerramento da sessão
Depois do ocorrido, as votações previstas para acontecer na noite desta quarta-feira foram suspensas. “A deputada Erundina, uma mulher que todos temos que reverenciar, com quase 90 anos, encontra-se na UTI de um hospital, com a saturação baixíssima”, disse a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), ao apresentar uma questão de ordem para o fim da sessão.
Outro fator teria facilitado o encerramento da sessão. Brigas ao longo do dia teriam causado instabilidade na Câmara. “O que aconteceu hoje aqui foi muito grave, agressões. Estamos interditando o debate político e abrindo caminho para a violência e a agressão”, disse a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
O Dia