O prefeito de Cruz do Espírito Santo, Pedrito Gomes, assinou no fim da tarde desta segunda-feira (17) um decreto de situação de emergência pontual por causa das chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. A medida visa dar agilidade às ações das equipes de assistência do município.
O documento facilita a busca por recursos em órgãos estaduais e federais para resposta e reconstrução e será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (18).
A definição de publicar o decreto ocorreu após reunião com secretários, que analisaram as consequências das chuvas no município como, por exemplo, a ponte que faz o acesso entre os municípios de Santa Rita e Cruz do Espírito Santo que cedeu na madrugada do sábado (15), prejudicando o tráfego pela rodovia PB-004.
O prefeito informou que o município ficou isolado depois que a ponte foi interdita. As aulas municipais serão canceladas durante alguns dias.
“A ponte que facilitava o trajeto até Santa Rita e João Pessoa cedeu e por causa disso Cruz do Espírito Santo ficou isolada. A nossa única saída é pela cidade de Sapé e seguir pela BR-230. A opção da Usina São João está inviável por causa das estradas vicinais que também estão intransitável devido a chuva. Depois de analisar a situação, decidi decretar a situação de emergência”, explicou o prefeito.
O gestor confirmou que vai ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB) nesta terça-feira (17) para se inteirar a cerca dos trabalhos na ponte. “Existem as ações emergenciais, de resposta, que nós já estamos fazendo, e existem as de reconstrução, algumas maiores, que demandam da avaliação do governo para obter o recurso delas. Então vamos até ao DER para tentar agilizar a reconstrução da ponte e assim nos tirar do isolamento”, falou o prefeito Pedrito.
MaisPB