Confusão para eleição da mesa diretora da Câmara de Itapororoca vai parar em delegacia e pode ir parar a justiça

Rodrigo Carvalho (PSDB) E Jailson Fernandes (DEM)

Rodrigo Carvalho (PSDB) E Jailson Fernandes (DEM)

O ginásio poliesportivo da escola estadual Severino Félix de Brito, foi palco de uma confusão envolvendo vereadores da oposição e situação do município de Itapororoca. As divergências entre os parlamentares aconteceram durante o processo da eleição para o primeiro biênio da mesa diretora da Casa de Rúbio Maia Coutinho, que já virou um caso de polícia e deverá esbarrar ainda hoje na justiça.

Depois da apuração dos votos da presidência da Casa, Jailson Fernandes e Rodrigo Carvalho, bateram boca, por pouco não foram às vias de fato. Para evitar o pior, a organização do evento chamou a Guarda Civil Municipal e a Policia Militar.

A disputa pelo comando do poder é de vaca desconhecer bezerro. Ainda não se sabe quem será o presidente eleito, Jailson Fernandes (DEM) do ex-senador Efraim Morais ou Rodrigo Carvalho (PSDB) do senador Cássio Cunha Lima.

“Os dois parlamentares representam a oposição e situação, obtiveram cinco votos cada um, houve empate. O Regimento Interno da Casa no seu artigo 26 diz que: A apuração será aclamada pelo presidente, sendo proclamados pelo os nomes dos eleitos que obtiverem a maioria dos votos. Parágrafo Único. Havendo empate na eleição da mesa, considerar-se-á eleita a chapa que contiver o candidato o presidente mais votado na última eleição”. O mais votado nas eleições de 02 de outubro de 2016 foi Jailson Fernandes com 1.187 votos.

A ausência do vereador eleito Chico da Saelpa (PP) na sessão solene deste domingo (1º), para tomar posse e votar na escolha dos novos membros da mesa diretora da Casa, causou todo o impasse no processo da eleição. A Câmara continua fechada com correntes e cadeados, segundo o ex-presidente José Pontes, conhecido por Chino do (PSD). Ele disse que não sabe a quem entregar a chave da Câmara de Vereadores, ao sobrinho Jailson ou ao colega Rodrigo.

O democrata, Jailson Fernandes (filho de Dedo), disse que está tranquilo e que assumirá a presidência da Casa, a eleição foi realizada de acordo com o Regimento Interno. Já o tucano, Rodrigo Carvalho afirmou que está acionando a justiça e não terá dúvida da vitória para administrar a Casa. Está confiante na virada.

Por Chico Soares

 



Comentários