A eleição para mesa diretora está sendo articulada na bancada da situação entre os seis vereadores eleitos da base aliada do prefeito reeleito, Hélio Souza (MDB). Nos bastidores, o atual presidente, Josivaldo Manoel da Silva, conhecido por Josivaldo de Canabrava, quer continuar no comando da Casa professora Maria da Luz. Ele renovou o mandato para os próximos quatro anos pelo PL.
Eleito vereador pelo PP, Leonildo da Gama Pereira, chamado pelo povo de “Nildo do Ônibus”, é um dos novos parlamentares de confiança do chefe do Executivo do município. Ele sonha de ser escolhido pelos colegas da base governista para presidir o Poder Legislativo a partir de 2025.
A mais votada pelo PP e a segunda dos nove vereadores eleitos, Elivânia Maria dos Santos, Elivânia também sonha de ser presidente da mesa diretora. Ela é muito articulada, tem experiência no legislativo, é aliada e comadre de Helhinho, e tem tudo para realizar o sonho, segundo informações de bastidores.
A nutricionista Tatiane Domingos da Silva, Tati do Povo, se elegeu pela primeira vez pelo PL. Tati é amiga de confiança do prefeito Helhinho e da primeira-dama Hellen. Para os mais experientes da política em Cuité de Mamanguape, Tati está preparada pra ser presidente do Parlamento Mirim.
Reeleito para o quinto mandato consecutivo, o vereador Luciano do Trator (PP), é um dos parlamentares mais experientes da Câmara. Ele é conhecedor no Regimento Interno na palma da mão, já presidiu a Casa, e pretende ser presidente em um dos biênios na próxima legislatura. Luciano tem trânsito livre com todos os pares.
Até o presente momento, ainda não tem nada definido, de quem será presidente para o primeiro, ou segundo biênio.
O Blog apurou, que a maioria dos parlamentares da situação, e até os que se elegeram pela oposição, defendem rodizio na presidência da Câmara.
Por Chico Soares