Apesar do incentivo da Justiça Eleitoral, candidaturas femininas para disputar Prefeituras ainda são minoria nas doze cidades que formam a região do Vale do Mamanguape. Dos 29 candidatos ao cargo de prefeito, seis mulheres estão na disputa por Prefeituras nas eleições 2024.
A prefeita da cidade de Rio Tinto, Magna Gerbasi (PP) está disputando a reeleição pela Prefeitura do município. A coligação “Rio Tinto Segue Avançado” é formada pelos partidos, PP/PSB/Federação da Esperança/Fé Brasil PT/PC do B/PV. A candidata a prefeita tem curso superior completo, e é servidora pública concursada da Caixa Econômica Federal.
Na corrida para Prefeitura de Pedro Régis, e na busca da reeleição a prefeita Michele Ribeiro (PSB), têm curso superior completo, é professora de ensino superior na área de humanas. A socialista é candidata a prefeita pela coligação “O Melhor Vem Agora”, com dois partidos, PSB/Republicanos.
Em Baía da Traição, pela primeira vez, a senhora Elizabete de Oliveira, dona Deta de Serginho, é candidata à Prefeitura pelo (MDB). Ela é natural de Sapé (PB), e tem apenas o ensino fundamental completo. Sua coligação é denominada de “A Força do Trabalho”, pelos partidos Republicanos/MDB/União Brasil/PSD.
A cidade litorânea de Marcação, duas mulheres estão disputando a Prefeitura, são elas, Angélica Barreto, pelo partido (Republicanos). Ela possui curso superior completo, representa a candidatura do agrupamento de oposição. Angélica é filha do primeiro prefeito do município, Gilberto Barreto e irmã, do professor e ex-prefeito Adriano Barreto.
A outra concorrente para o cargo Executivo municipal, é Ellys Sônia Oliveira, prima da atual prefeita Lili Oliveira (União Brasil), conhecida por Ninha (PSD). A candidata do grupo da situação tem curso superior completo – pedagoga. A coligação “o Trabalho Continua” conta com duas siglas, PSD/União Brasil. Ninha e Angélica, são descendentes dos índios potiguaras e servidoras públicas do município.
Capim é chamada pelo seu povo, de a Princesinha do Vale. A candidata à Prefeitura pela situação, tem curso superior completo, servidora pública do município, Carlyanne Soares Borba – conhecida por Carlyanne Borba. Ela vai disputar o cargo de prefeita pelo (Republicanos). A coligação “Por Amor a Capim” conta com a unidade de quatro partidos, MDB/Republicanos/Podemos/PL.
Por Chico Soares e Napoleão Soares