O Cacique Geral do Povo Indígena Potiguara da Paraíba e Presidente da Câmara de Rio Tinto, Sandro Gomes Barbosa, participou, nesta quinta (21), na Câmara de Marcação, de oficina de trabalho para elaboração do Plano de Gestão Territorial e Ambiental Potiguara, evento promovido pelo Ministério dos Povos Indígenas.
PGTA é a sigla para Plano de Gestão Territorial e Ambiental, um instrumento que define o uso do território por comunidades indígenas para fins culturais, ambientais e econômicos. O PGTA é um documento que reflete o protagonismo e a autonomia dos povos indígenas, e é um elemento fundamental para que eles possam utilizar, proteger e desenvolver suas terras de forma sustentável.
Durante a reunião, foram debatidos temas, como: alinhamento de conceitos acerca das diretrizes da gestão territorial em terras indígenas à luz da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas; aprofundamento do entendimento sobre o planejamento territorial e ambiental; conversa sobre as metodologias possíveis para construção de planos; passo-a-passo dos PGTA’s. Como queremos nosso PGTA? Quem fará? Quando? O que não pode faltar em nosso PGTA?
Participaram do evento: Ministério dos Povos Indígenas, Caciques e Lideranças Indígenas do Povo Potiguara da Paraíba, e FUNAI.
“Estivemos participando, na manhã de hoje, na Câmara Municipal de Marcação, de uma ação promovida pelo Ministério dos Povos Indígenas para debatermos o PGTA do Território Indígena Potiguara. Diversos Caciques, lideranças, Funai e associações estiveram presentes para juntos priorizar o meio ambiente Potiguara”, destacou o Cacique Sandro em suas redes sociais.
Assessoria