Pelo terceiro ano consecutivo, os alunos da rede municipal da Baía da Traição são convidados pela ANID para serem protagonistas nas oficinas de robótica oferecidas durante a EXPOTEC, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do Brasil. Além disso, pelo segundo ano consecutivo, o Acampamento Inclusivo, que promove a inclusão social através da tecnologia, é realizado durante o evento, permitindo a conexão com outras realidades e o desenvolvimento de uma visão mais ampla sobre o papel da tecnologia na inclusão de pessoas com deficiência e na construção de uma sociedade mais equitativa. Esses eventos são sediados nas Aldeias Forte Alto do Tambá.
O projeto “Robótica nas Escolas” foi iniciado em 2021 pela Secretaria Municipal de Educação e teve destaque na EMEF Antônio Azevedo, que abriu portas para outras escolas. Desde então, o projeto tem se destacado pelas diversas iniciativas voltadas à tecnologia e inovação, promovendo a inclusão digital e o desenvolvimento de competências e habilidades entre os alunos do município da Baía da Traição. Além disso, o projeto tem gerado impacto em alunos de outros municípios, estendendo-se a convites de outras escolas para apresentação do projeto.
Em 2024, o projeto também marcou presença no Conecta Juventude, um evento voltado para o engajamento e capacitação de jovens em áreas como inovação, tecnologia e empreendedorismo. A participação neste evento reforçou o compromisso do projeto com o desenvolvimento contínuo das habilidades dos jovens, preparando-os para enfrentar os desafios do futuro.
Outro destaque foi a premiação dos estudantes da Baía da Traição na Game Jam, uma competição que reuniu jovens talentos para criar jogos digitais em um curto período de tempo. Mais de oito alunos do Projeto Robótica nas Escolas foram premiados, evidenciando o sucesso e o nível de excelência alcançado pelos participantes. Essa conquista não só valoriza o trabalho dos estudantes, mas também coloca a Baía da Traição em evidência no cenário nacional de desenvolvimento de jogos digitais.
Essas participações e conquistas refletem o comprometimento e a dedicação de todos os envolvidos no Projeto Robótica nas Escolas, que segue transformando a vida dos alunos desde o fundamental 1 e abrindo portas para o futuro. Um exemplo desse impacto é o depoimento do jovem Gabriel Coelho:
“Olá, meu nome é Gabriel Coelho, tenho 17 anos e iniciei com a robótica em 2022. Logo de início, comecei por curiosidade e diversão, mas com o passar do tempo, percebi que era aquilo que eu queria. Foi ali onde me identifiquei. A cada dia que se passava, eu tinha mais certeza de que havia encontrado minha área. Com a ajuda e incentivo dos professores Ivson, Dellan e Cristian, busquei mais conhecimento na área da robótica e programação, e isso melhorou minha vida 100% em vários aspectos. Foi ali que aprendi a trabalhar em equipe, ter disciplina e dedicação. Através da robótica, surgiram várias oportunidades na área da tecnologia. Para mim, foi a melhor escolha que fiz na vida. Fico feliz em ver que isso está dando certo, e ver professores e familiares orgulhosos é gratificante. Fazer parte de um projeto lindo, como o Robótica nas Escolas, é incrível. Viver a robótica é uma coisa mágica, um sentimento sem explicação. Um grande marco na minha vida foi o Game Jam, realizado no Alto do Tambá, território indígena potiguara, com o intuito de criar um jogo em 48 horas. Foi bem emocionante; aprendi diversas coisas e, com isso, também recebi a premiação de um tablet, que vai ajudar 100% no meu desenvolvimento na área da tecnologia, programação e robótica. Só tenho a agradecer, primeiramente a Deus, à Escola Antônio Azevedo, a todos os professores, aos gestores Adelson e Maurício, e à secretária Fátima Lima, que sempre me deram apoio e incentivo nessa trajetória.”
O impacto dessas participações, além de outras ações, consolida a Baía da Traição como um polo emergente de educação tecnológica.
Assessoria